Entenda como os dentes podem influenciar nos sentimentos e no surgimento de doenças

Até uma dor na coluna pode ser ocasionada por um problema bucal

Você saberia dizer o que problemas de saúde de como dor na coluna, no sistema respiratório e estresse têm em comum? Por mais que poucas pessoas sabem, eles podem ser ocasionados com a boca ou mais, precisamente, os dentes. Ou seja, ter uma saúde bucal contribui diretamente para um pleno funcionamento do corpo com um todo.

Rose Meire Sousa, especialista em odontologia e biocibernética bucal, atenta para o fato de ser ter uma rotina de cuidados com os dentes para um bom funcionamento corporal. “Cada dente está inter-relacionado com órgão ou sistema do corpo. É preciso entender que cada movimentação que é feita na boca vai ter um desdobramento de forma sistêmica nos órgãos e na parte psíquica, na própria estrutura emocional”, explica a profissional.

Ela ainda esclarece que o sistema da bucal pode influenciar na aparição de doenças como obesidade, câncer, além de outros diagnósticos. Especialistas de áreas da Odontologia quanto da Medicina, trabalham agora para fazer com que as pessoas tenham a consciência de “trazer a boca de volta ao corpo”. Ou seja, trata-la como forma de prevenir outras disfunções na saúde geral das pessoas.


Veja vídeo explicativo: Os dentes e as inter-relações com as emoções

Diagnóstico

Para traçar o diagnóstico adequado tudo começa com uma anamnese – ou seja, baseado no histórico de doenças do pacienta, o especialista consegue ter uma visão mais ampla do problema. “Com isso, vejo o que está funcionando e também o que não está e traço o planejamento do tratamento. A primeira proposta é fazer um resgate postural porque cada um de nós possuí uma postura original”, explica dentista Rose Meire.

Através de um aparelho específico, a especialista analisa a estrutura bucal e avalia de forma sistemática. “Os aparelhos servem para resgatar essa postura e melhorar os aspectos físicos ou questões ligadas ao trato digestivo, problemas de coluna ou disfunção da articulação temporomandibular (ATM)”, pontua a dentista.

A odontóloga afirma que muitas dessas disfunções podem estar ligadas também às questões culturais, como por exemplo, a amamentação. “A forma do bebê puxar o leite pode traçar todo o sistema de disfunção bucal”, acrescenta Sousa.

Os dentes e as inter-relações emocionais

É importante sempre ser acompanhado por um especialista da área, além de prevenir doenças, você pode descobrir problemas que talvez nem associe a questões da saúde bucal. A especialista Biocibernética Rose Meire pontua que cada dente ou posição dele corresponde a uma parte emocional ou psíquica. Ou seja, cada dente caracteriza uma emoção, como por exemplo os incisivos centrais (os dois dentes da frente) estão ligados ao comportamento, a personalidade, à forma como você se comporta na vida.

Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.