Hora do Planeta: segurança garantida para todos no percurso do passeio ciclístico

Para garantir a segurança de ciclistas, pedestres e condutores de veículos durante o passeio ciclístico da Hora do Planeta, os representantes do Gabinete Militar da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP), Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Batalhão de Trânsito (BPTran) e Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) reuniram na manhã desta quarta-feira (27), na Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Prodemac), com o promotor de justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira e o assessor técnico Michael Ribeiro, para deliberarem sobre as medidas a serem adotadas.

Durante o encontro, ficou assegurado o apoio para o percurso do passeio e evitar transtornos no trânsito no dia 30 de março, sábado. Por meio do MP-AP, o estado do Amapá aderiu à campanha mundial, de iniciativa da ONG Word Wildlife Fund (WWF), que tem como objetivo chamar a atenção de pessoas para o perigo do aquecimento global descontrolado.

No Amapá, a cidade de Macapá foi a escolhida para a realização do evento de 20h30 às 21h30, as luzes de órgãos públicos e monumentos serão desligadas, em um ato simbólico para demonstrar a preocupação com os efeitos das queimadas e desmatamentos, que provocam o efeito estufa e, em excesso, é responsável pelas mudanças climáticas.

Para marcar a participação do estado no evento, está programado o passeio ciclístico com a adesão da Federação Amapaense de Ciclismo e equipe Urbe, e ações de arte, como contação de histórias, com Joca Monteiro e Ângela Carvalho, apresentação cultural com o projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo e roda de marabaixo com os grupos Berço da Favela e Marabaixo do Laguinho. Toda programação artística será na Praça da Samaúma, no Araxá, em frente ao prédio da Procuradoria-Geral de Justiça Promotor Haroldo Franco.

Além da adesão de esportistas e artistas, órgãos públicos também estão abraçando a causa. Tribunal Regional Eleitoral(TRE), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Governo do Estado (GEA), Prefeitura de Macapá (PMM), Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), Assembleia Legislativa (Alap), Exército Brasileiro, Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) e Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) formalizaram parceria com o MP-AP.

O evento terá início em dois pontos, às 18h, na praça Samaúma, com contação de histórias e shows da cultura tradicional, e às 19h, com a concentração para a saída do passeio ciclístico, em frente ao TRE. Os ciclistas são o elo entre os dois pontos, no percurso eles sinalizam que as luzes dos prédios devem ser apagadas por alguns momentos, até a chegada no Araxá, onde serão recepcionados com a roda de marabaixo, apagando as luzes do último prédio do itinerário.

Os representantes da PM/AP, Rafael Garreto; inspetor Hilário Miranda, da Guarda Civil de Macapá; capitão Leomiro Machado, da PM/AP; Manoel Filho, diretor de Trânsito da CTMac, e Haroldo Silva, do Gabinete Militar do MP-AP, garantiram viatura da Ronda Operacional do Gabinete Militar, motocicletas da PM/AP, policiais militares e guardas municipais para a segurança do evento.

O passeio seguirá o seguinte itinerário: Mendonça Júnior/Hamilton Silva/Duque de Caxias/Manoel Eudóxio/Fab/Cândido Mendes/Beira Rio/Praça Samaúma.

A HORA DO PLANETA

Praça da Samaúma

Hora: 18h

Contação de histórias com Joca Monteiro e Ângela Carvalho

Hora: 19:30

Apresentação do Banzeiro do Brilho-de-fogo

Hora: 20h30

Roda de marabaixo

Hora: 21h30

Recepção dos ciclistas e apagar das luzes da PGJ

TRE/AP

Hora: 19h30

Concentração para o passeio ciclístico e distribuição de squeezer

Hora: 20h30

Saída do passeio

Serviço:

Mariléia Maciel – Assessora Operacional – CAOP/AMB

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.