Entrevista técnica de emprego: dicas de como se sair bem

Etapa é comum nos processos seletivos que consideram importante os conhecimentos técnicos.

Qualquer processo seletivo deixa os participantes ansiosos e nervosos. A situação se torna mais complicada quando é preciso passar por uma entrevista técnica de emprego e assim comprovar as competências necessárias para assumir a função.

Cada oportunidade tem uma lista de qualificações, ou seja, as habilidades técnicas que o candidato precisa dominar para ter uma chance na seleção. A entrevista técnica tem a finalidade de colocar a prova as certificações que aparecem no currículo.

O que é uma entrevista técnica de emprego?
A entrevista técnica é uma etapa do processo seletivo focada nos conhecimentos técnicos e nas experiências que o candidato possui. O entrevistador fará perguntas para identificar o nível profissional e compará-lo com as exigências da vaga disponível.

O tipo de abordagem da entrevista técnica de emprego varia de acordo com a estratégia do recrutador. Em todo caso, o candidato deve se esforçar para responder as questões de forma precisa, clara e envolvente. É fundamental mostrar que domina os conhecimentos da área e tem interesse em se aperfeiçoar ao longo da carreira.

Não é preciso decorar manuais e livros para responder as perguntas de uma entrevista técnica. O ideal é saber relacionar as informações e demonstrar a suas competências para resolver problemas e entregar resultados.

Os profissionais que estão desatualizados não precisam necessariamente mergulhar em um processo de reciclagem intensivo. Na verdade, basta olhar para o cotidiano de trabalho e conhecer as tendências das questões essenciais da área.

As perguntas técnicas na entrevista de emprego variam conforme o cargo. Quem disputa uma vaga de gerência, por exemplo, deve falar sobre um projeto que já esteve envolvido e sobre a delegação de tarefas para a equipe. No caso de um desenvolvedor mobile, cuja função é mais técnica, é recomendado falar sobre como conseguiu aprimorar um aplicativo no emprego anterior para atender as necessidades do usuário.

Se os conhecimentos técnicos do candidato atendem o que a empresa procura, ele será contratado.

Como se preparar?
Separamos algumas dicas para melhorar o seu desempenho na entrevista técnica de emprego. Confira:

1 – Conheça profundamente os pré-requisitos da vaga
Leia com atenção o anúncio da vaga de emprego, focando nas qualificações mínimas exigidas pela empresa. Tendo isso em mente, você vai conseguir responder as perguntas do entrevistador de maneira mais assertiva.

2 – Leia artigos e publicações da sua área
Para se manter atualizado a respeito das principais tendências, vale a pena ler artigos científicos atuais da sua área. Outra dica é frequentar eventos sempre que possível, como workshops e palestras. Desse modo, você amplia o seu repertório para responder as perguntas técnicas e fica por dentro das principais novidades do mercado.

Existem algumas ferramentas digitais que facilitam a busca por artigos científicos na internet, como é o caso do Google Acadêmico. Essa plataforma é poderosa não só para estudantes, mas também para profissionais preocupados em atualizar os conhecimentos e ficar por dentro de novos estudos. Lembre-se de usar o filtro de datas para encontrar as publicações mais recentes.

3- Deixe claro o seu interesse
Por mais que a entrevista se concentre em perguntas técnicas, é muito importante demonstrar interesse pela empresa. Estude a história e conheça os principais produtos ou serviços. Assine a newsletter e visite as redes sociais para entender um pouco mais sobre como se dá atuação no mercado.

4 – Avalie sua trajetória profissional
Na entrevista técnica, o recrutador quer identificar o que você sabe e o que já foi capaz de fazer na área de atuação. Portanto, avalie a sua trajetória profissional e escolha os projetos que deram os melhores resultados. Converse sobre eles e destaque a sua atuação.

5 – Foque nas vivências práticas
É muito importante compartilhar suas experiências práticas com o entrevistador e não apenas ficar numa “conversinha teórica” sobre os seus conhecimentos. Ao mencionar um projeto, fale sobre quais ferramentas utilizou, qual foi a metodologia e passos adotados para chegar a solução de um problema. Se teve algum erro no caminho, explique como contornou a situação. É muito interessante explicar o raciocínio que existe por trás de uma solução.

6 – Tenha em mãos o seu portfólio
Designers, programadores, arquitetos, desenvolvedores de jogos são apenas alguns profissionais que precisam ter o portfólio em mãos durante a entrevista técnica. Assim, fica mais fácil apresentar a vivência profissional com exemplos e organizar o conhecimento técnico.

7 – Seja humilde
Ao dialogar com o entrevistador, demonstre humildade e não passe a impressão que sabe tudo. Se ele questionar sobre seus defeitos, comente sobre os aprendizados distorcidos que fizeram parte da sua trajetória. Caso não conheça procedimentos específicos, seja sincero e jamais conte mentiras.

8 – Invista tempo e dinheiro na própria formação
Por mais que os seus conhecimentos pareçam satisfatórios, nunca deixe de se reciclar. Você vai precisar de tempo e dinheiro para investir na própria formação.

Siga as orientações básicas e você tem chances de ser bem-sucedido na entrevista técnica de emprego.

Via Carreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.