Confira o gasto calórico de 16 atividades diárias que ajudam na perda de peso

Mesmo quem não prática atividades físicas regularmente está a todo momento exercitando o corpo. Nesse sentido, um especialista listou atividades comuns no dia a dia e que são capazes de eliminar calorias

No último sábado, 6, foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Pensando em incentivar as pessoas a praticar exercícios e também a prevenir doenças como diabetes, hipertensão e sedentarismo, o Folha Vitória Saúde, antes de listar as melhores atividades, esclarece algumas dúvidas comuns a respeito das atividades físicas.

Muitas pessoas que fazem atividades físicas ficam preocupadas ao deixar de praticar os exercícios em um dia da semana. O pensamento popular é: treinar todos os dias facilita a conquista dos objetivos. Mas, de acordo com o educador físico e especialista esportivo Leandro Gomes, essa ideia é na verdade um equivoco.

“Independente do objetivo da pessoa (se é hipertrofia, emagrecimento, entre outros) não é preciso passar horas e ir todos os dias na academia”, afirmou Gomes.

Segundo o especialista, é necessário ter um descanso, porque é nesse intervalo de tempo que o organismo da pessoa consegue se desenvolver. “Não existe um número de dias ideal para treinar, o que o profissional que irá trabalhar com o aluno deverá ficar atento é ‘quem é’ este aluno e quais são os seus objetivos”.

Leandro explica que o profissional deve ajustar o treinamento à rotina do aluno. “Por exemplo, um aluno que está em atividade, sem problemas de peso, pode-se dizer que o ideal seria que ele treinasse pelo menos de 4 a 5 dias com intervalos de descanso. Já uma pessoa sedentária e acima do seu peso, recomenda-se que ela treine duas vezes por semana, e já estará se desenvolvendo fisicamente”, comentou.

O especialista também alerta quem já é praticante de alguma modalidade esportiva e ainda assim busca a musculação, precisa ficar atento para não atrapalhar o desenvolvimento, com os exercícios concorrentes.

Leandro comenta que mesmo quem não prática atividades físicas regularmente está a todo momento exercitando o corpo. Nesse sentido, o especialista listou 16 atividades que são comuns no dia a dia e capazes de eliminar calorias.

✔ Caminhar com o seu cachorro diariamente pode gastar até 150 calorias;

✔ Caminhar em ritmo leve até 250 calorias, ritmo moderado 300 calorias (uma hora ambos);

✔ Fazer uma faxina completa gastamos até 150 calorias hora;

✔ Caminhar no shopping ou fazer compras no supermercado é considerado uma caminhada leve que ajudará no gasto calórico diário;

✔ Deixar o elevador de lado e subir de escada, a cada 5 andares perdemos até 100 calorias;

✔ Tocar instrumentos musicais , por exemplo violão, durante uma hora até 150 calorias;

✔ Carregar um bebê no colo durante uma hora gastamos até 140 calorias;

✔ Fazer sexo durante trinta minutos gastamos até 280 calorias;

✔ Cozinhar durante uma hora faz gastarmos até 180 calorias;

✔ Ficar parado em pé durante 20 minutos gastamos 30 calorias;

✔ Andar de bicicleta durante 30 minutos gastamos 250 calorias;

✔ Se conseguirmos dormir oito horas diárias gastamos até 450 calorias;

✔ Pintar um portão enferrujado pode eliminar até 435 calorias;

✔ Cortar a grama elimina 395 calorias;

✔ Passar roupas por uma hora elimina 151 calorias;

✔ Cozinhar pode eliminar de 168-348 calorias.

Folha Vitória

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.