Que tal viajar na Páscoa com o seu pet? Saiba como proceder

Está pensando em viajar na Páscoa e quer levar o pet junto? Aproveite essas dicas para ter a viagem perfeita com a companhia ideal. Mesmo que o destino seja longe ou perto, ainda dá tempo de viajar com seu animal de estimação.

Seja de carro, ônibus ou avião vale conferir as leis e exigências para embarcar rumo a qualquer destino

Destino – essa é a principal dúvida de quem quer viajar com o pet. Para onde eu posso ir? Antes de colocar o pé na estrada, deve-se tem em conta que existem cidades mais “pet friendly” que as outras, onde tem uma opção maior de passeios, restaurantes, lugares para se divertir ao lado do companheiro de quatro patas. Se você busca um lugar com muita aventura e seu pet adora te acompanhar, a cidade de Brotas, por exemplo, que fica no interior de São Paulo, pode ser uma ótima opção. Até rafting com o pet é possível fazer.

Agora, se você prefere ficar na sombrinha, olhando para o mar e tomando aquela água de côco bem gelada, algumas opções interessantes são Ilha do Mel no Paraná ou Arraial D’Ajuda na Bahia. Nestes lugares você pode ficar nas praias sem preocupações se seu pet será bem-vindo ou não. O que é um alívio para quem tem filhos com focinho e rabo. E cidades grandes e capitais também são possíveis para aproveitar o feriadão. Curitiba, capital do Paraná, por exemplo, possui inúmeros parques e atrações turísticas onde o pet é recebido de braços abertos. Até parques só de cachorros existem nessa cidade.

Hospedagem – nesse quesito mora uma das maiores pegadinhas na hora de colocar o pet junto das malas. Hotéis que “aceitam animais” são diferentes dos hotéis que são realmente pet friendly. Os tutores devem estar atentos, por exemplo, se na área de restaurante tem opção de varanda para poder fazer as refeições acompanhados de seu pet. Se existe restrição de onde o animal de estimação deve ficar na área externa ou onde pode circular. Fique atento: área externa para a maioria dos hotéis não contempla a parte da piscina, quadras e ambientes que as pessoas ficam normalmente, e sim aquela graminha bem longe do mundo social.

Pousadas e hotéis com bastante área verde podem ser ótimas escolhas, de preferência se você conversar diretamente com os colaboradores da hospedagem e sentir aquele ambiente receptivo e amoroso com seu pet direto dos funcionários que lhe atendem. Não se engane. Não basta somente as palavras pet friendly e uma foto com cachorrinhos e gatinhos bonitos nos sites para se ter certeza do carinho que será dado aos filhotes durante a estadia.

Meio de transporte – sim, este talvez seja o item que cause mais pânico entre os tutores. São tantas regras, tantos detalhes, tantas especificações que as pessoas ficam perdidas e não conseguem organizar as informações. Seja de carro, ônibus ou avião vale conferir as leis e exigências para embarcar rumo a qualquer destino, bem como a respeito das regras de casa cada meio de transporte a ser utilizado. Dependendo da sua escolha, ainda dá tempo de deixar organizado. Mas, se a viagem que pretende fazer for de avião já para este feriado fica mais complicado de deixar a programação no ponto uma vez que demanda tempo até a compra da passagem, o aceite da cia aérea referente ao animal e a reserva da vaga dele no mesmo voo que o tutor.

Elementos como cinto de segurança, coleiras, focinheiras , caixas de transporte são básicos para conseguir viajar tranquilo com o pet. Independente de como for viajar, veja se esses itens estão no seu check list.

Documentos essenciais – a carteira de vacinação em dia e um atestado de saúde emitido por um médico veterinário com validade de 10 dias são itens primordiais e devem estar sempre atualizados. Todas as vacinas devem ser dadas a fim de evitar que o pet se contamine ou transmita algum tipo de doença. Além disso, dependendo do destino da viagem, vacinas ou tratamentos profiláticos específicos devem ser administrados. Em viagens à praia, por exemplo, é de extrema importância dar a vacina contra o Verme do Coração ou Dirofilariose (transmitida por mosquito que pode causar insuficiência cardíaca e morte). O atestado de saúde é essencial para embarcar (ônibus ou avião) e fazer check in em hospedagens. Não se esqueça destes itens. Inclusive em viagens de carro, se for parado por algum agente de trânsito e não apresentar esse documento pode ocasionar uma perda de tempo enorme até conseguir resolver a situação.

Faça a mala – ao montar sua bagagem, não esqueça de levar potinhos de água e comida, a cama onde seu animalzinho vai repousar, remédios (caso o pet necessite), verificar se no destino há veterinários 24h para alguma emergência. E claro: celular, carregador e câmera fotográfica para tirar altas fotos e vídeos de todos os momentos de diversão entre o tutor e o pet.

O Documento

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.