Pensamento positivo desenvolve novas competências

“Se um profissional acredita que não tem capacidade para crescer na carreira, com certeza vai ficar estagnado”, escreve Sofia Esteves, da Cia de Talentos

Por Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo Cia. de Talentos

Já dizia Norman Vincent Peale, escritor americano e autor do livro “O Poder do Pensamento Positivo”: o pensamento positivo é a habilidade de enxergar além das dificuldades, é a capacidade de procurar soluções e absorver o aprendizado junto àquele momento. Para o sucesso na carreira é fundamental observar sempre como anda a qualidade dos pensamentos, uma vez que são eles os responsáveis por induzir decisões, ações e até o caminho a ser percorrido.

O pensamento positivo desenvolve novas competências. Quanto mais buscar a sua satisfação, mais propenso estará aberto a novas opções, oportunidades e experiências e, portanto, maior a probabilidade de aprender e adquirir novas habilidades. Quando se está em sintonia positiva no trabalho você está receptivo à aprendizagem, que são atributos fora da caixa e muito valorizados no ambiente corporativo.

Na carreira, um profissional que cultiva bons pensamentos alcança grandes resultados em curto espaço de tempo. Isso graças à sua inteligência emocional e à boa condução dos sentimentos, que estimulam as atitudes favoráveis ao crescimento e evolução. É a habilidade de enxergar além das dificuldades, é a capacidade de perceber a situação, analisar, procurar a solução e absorver o aprendizado.

Se um profissional acredita que não tem capacidade para crescer na carreira, com certeza vai ficar estagnado e não vai sair do lugar em que se encontra. Agora, se existe confiança em si, nas habilidades, experiências e em tudo o que conquistou até o momento, não tenha dúvidas de que alcançará a posição que sonhou, pois ninguém é capaz de deter um pensamento e uma atitude positiva.

O pensamento positivo também é um grande detonador de estresse, pois pessoas com um ponto de vista claro da vida são menos propensas a sofrer depressão, ansiedade e outras doenças. Sabemos que reduzir a estafa faz com que o profissional seja muito mais funcional e produtivo no trabalho, tendo mais recursos para lidar com os tipos de responsabilidades, pressão e situações do dia a dia. Diminuir a ansiedade ajuda a limpar a mente, a ver as possibilidades, o que permite frequentemente a criação de novas habilidades.

São inúmeros os benefícios que o pensamento positivo pode trazer para os mais diversos tipos de profissionais, não só em suas carreiras, mas também em suas vidas pessoais, pois pessoas confiantes possuem maior qualidade de vida. A perspectiva daqueles que enxergam os momentos com mais otimismo pode ajudar a enfrentar as situações difíceis com mais facilidade e bem-estar. Uma das frases do escritor Norman Peale diz: “o pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo”.

Exame

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.