Melhor relação entre aluno e instituição pode combater a evasão no ensino a distância

Modalidade têm crescido nos últimos anos; em 2017 teve o maior salto

Há alguns anos, a educação a distância deixou ser vista com receio e passou a ser considerada até mesmo como primeira opção de quem deseja fazer um curso superior. Modelos de estudo mais flexíveis e com mensalidades mais em conta são características dessa modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos pelo país. Segundo o Censo da Educação Superior de 2017, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mesmo ano a educação a distância registrou o maior salto no número de matrículas desde 2008. Foram quase 1,8 milhões de estudantes matriculados no ensino EAD, o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

Porém, mesmo com o constante crescimento, as instituições também se mantêm preocupadas com a evasão. Melhorar o vínculo com o aluno é um aspecto que pesa na hora de assegurar a permanência dos mesmos no curso. Uma pesquisa da Educa Insights, realizada com o intuito de analisar como comportam-se as instituições que ofertam o ensino a distância, os polos que trabalham com uma maior proximidade com os estudantes são os que apresentam os melhores resultados. Ou seja, o importante é provocar, reforçar a importância do estudo e oferecer a melhores opções. Além disso, a infraestrutura é algo que também ajuda a reduzir a evasão.

Formada em Pedagogia há mais de 20 anos e atualmente cursando Letras a distância, Miraildes Sousa, reforça com sua experiência o que revela a pesquisa da Educa Insights. “Só sinto falta de esclarecimentos imediatos. Porém, mesmo distante, me sinto próxima. As aulas são bem explicativas e o material de apoio muito rico. Além disso, temos um tutor online para tirar nossas dúvidas. Eu também conto com um polo em meu bairro, tudo que preciso posso resolver lá, onde são aplicadas algumas avaliações”, acrescentou.

É nítido que apesar de alguns desafios, o ensino a distância também vem acompanhado de benefícios. Se está pensando em começar uma graduação e também quer ingressar nessa modalidade, você pode contar com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa tem 15 anos de atuação e já beneficiou mais de 900 mil estudantes. Acesse o site do programa, lá você pode encontrar descontos de até 70% para cursos presenciais e EAD.

Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.