Setap afirma que não haverá paralisação dos ônibus na sexta-feira

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) tranquilizou a população e afirmou que não haverá paralisação dos ônibus na sexta-feira, 14, como tem sido anunciado por integrantes do Sindicato dois Rodoviários (Sincottrap).

Na próxima sexta-feira, 14, acontece um movimento em todo o Brasil organizado por contrais sindicais e que combate as mudanças propostas na Previdência Social. O Setap explica que todos os trabalhadores que desejarem participar do movimento e estivem de folga são livres para fazê-lo, mas não aceitará a parada forçada de ônibus, coação de trabalhadores e depredação dos veículos, como ocorreu em outras ocasiões.

Como a atual diretoria do Sincottrap perdeu força junto à categoria, os sindicalistas estariam tentando cooptar membros de outros segmentos profissionais para parar os ônibus. Foi o que revelou mensagens de WhatsApp trocadas em grupos de rodoviários onde professores e estudantes são convidados a ajudar na parada forçada de ônibus, quando cruzarem a avenida FAB.

O caso já foi comunicado às autoridades policiais e solicitada segurança da Polícia Militar para garantir a integridade física dos trabalhadores e dos passageiros. Num episódio ocorrido há alguns anos, um motorista foi atingido por uma pedra na cabeça quando se recusou a entregar seu veículo a manifestantes.

O Setap esclarece que nos parágrafos 1º e 2º a Constituição estabelece que “a lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade” e que “os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei”. “O transporte coletivo é serviço essencial e está protegido pela Constituição, assim como os serviços de saúde e de segurança pública”, explica Décio Melo, presidente do sindicato.

 

Ascom/Setap

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.