Ações gratuitas relacionadas aos ODS da ONU chegam em Manaus

Manaus receberá, no dia 27, o projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ com oficinas, serviços e intervenções de conhecimento e lazer para apresentar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles fazem parte da vida de cada cidadão. As atividades ocorrerão gratuitamente na Praça da Polícia, Centro, das 10h às 18h, com realização da NTICS Projetos e patrocínio da Whirlpool Corporation.

Entre as ações, destaque para orientações sobre saúde bucal, com prevenção de traumatismo bucal, exame e encaminhamento para tratamento odontológico; atendimentos de estética, enfermagem e biomedicina; oficinas de compostagem e de brinquedos feitos com materiais recicláveis; como preparar uma horta caseira; aulas de culinária sustentável com equipes do Consulado da Mulher, ação social da Whirlpool; além de orientações sobre carreira, informações sobre elaborar um currículo e se preparar para uma entrevista, são algumas das diversas atividades que serão oferecidas ao público durante a ação.

O ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ faz parte das ações da Virada Sustentável Manaus, organizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e um conselho criativo formado por 57 organizações.

A capital amazonense é a segunda cidade do Brasil a receber o projeto, que já passou por Joinville (SC) no dia 6 de julho e reuniu 4,7 mil pessoas. Após Manaus, o caminhão segue para Rio Claro (SP), onde chegará no dia 10 de agosto.

As três cidades escolhidas para receber o projeto abrigam as unidades de produção da Whirlpool Corporation no Brasil. Segundo Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, Sustentabilidade, Segurança Corporativa, RI e Comunicação da empresa, as metas da ONU são muito relevantes e a empresa está empenhada no compromisso de atingir todos os objetivos.

“Com o caminhão nossa expectativa é impactar mais de 20 mil pessoas, conscientizar e engajar as comunidades sobre a importância dos temas. Temos uma atuação contínua de Responsabilidade Social, na qual já assistimos a mais de 30 mil mulheres em todo o país e de Sustentabilidade, onde conseguimos importantes resultados no uso sustentável dos recursos naturais (água e energia), na redução da emissão de gases e resíduos, por exemplo, e agora vamos expandir nossa atuação em outros assuntos que envolvem o desenvolvimento do planeta ” afirma Gallina.

Bandeiras dos ODS

Além da mobilização do dia 27, na Praça da Polícia, Manaus também recebeu uma ação preparatória para a chegada do Caminhão Conhecendo os ODS. Crianças e adolescentes da cidade, estudantes da rede municipal de ensino, ajudaram a confeccionar bandeiras com as cores dos ODS. Em retalhos de tecidos, eles escreveram o que querem para a cidade até o ano de 2030. O resultado dessa ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), será apresentado à população no evento do dia 27.

“A ideia do evento é fazer com que as pessoas experienciem na prática o que os ODS da ONU e como elas podem ajudar na divulgação e no alcance das metas que poderão tornar o mundo, o país e as cidades lugares melhores para todos nós. Ficamos bem felizes com a ação em Joinville e estamos ansiosos em ver tudo isso em Manaus também”, explica a CEO da Ntics Projetos, Ana Carolina Xavier.

Caminhão na Praça

A chegada do Caminhão Conhecendo os ODS em Manaus está prevista para o dia 26 de julho, quando será realizado o Talks Conhecendo os ODS, pré-evento do projeto, formado por mini apresentações que contextualizam a aplicação da Agenda 2030 por empresas, instituições e setor público. O Talks também é o evento que dá início às atividades da Virada Sustentável.

No dia 27, o Caminhão ficará estacionado na Praça da Polícia e, dentro dele, o público poderá conhecer informações, exposição de fotos e vídeos em realidade virtual relacionados aos ODS 1, 5,10 e 16. Fora do caminhão, tendas representativas dos outros 13 temas vão oferecer atividades diversas.

Além disso, haverá programação especial para crianças e, no Coreto da Praça, serão apresentadas atrações como teatro com ensaio aberto, espetáculo de clown,  demonstração de Muay Thay com crianças do projeto Caminhos do Frei, apresentação do Atlas ODS, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e palestras sobre traumatismo dentário, com alunos de odontologia daquela instituição.

Para participar das atividades, não é necessário fazer inscrição prévia. Toda a programação do ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ foi organizada em parceria com entidades públicas e privadas, empresas e voluntários da cidade. Saiba mais no site http://ntics.com.br/caminhaoods.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a maior e principal empresa de eletrodomésticos do mundo, com vendas anuais de aproximadamente 21 bilhões de dólares, 92 mil funcionários e 65 centros de fabricação e pesquisa de tecnologia em 2018. A Companhia é responsável pela comercialização dos produtos da Whirlpool, Brastemp, Consul, KitchenAid, Maytag, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras marcas importantes, em quase todos os países do mundo. Para mais informações sobre a empresa, acesse: WhirlpoolCorp.com ou acompanhe nosso perfil no Twitter em @WhirlpoolCorp.

Sobre a Virada Sustentável Manaus

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimentará a cidade com mais de 250 atividades gratuitas para todas as idades.

A quinta edição do festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR  Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

É uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.