Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) só serão cumpridas em 2037

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) realizou estudo sobre o ensino superior brasileiro.

A expansão do ensino superior é uma das metas assumidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para que um terço dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados em algum curso de graduação até 2024. No entanto, estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), em parceria com a empresa Educa Insights, analisou o período entre 2015 e 2017 e projeta que essa meta só será atingida em 2037.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2024, a população brasileira na faixa etária acima será de mais de 22,1 milhões. Atingir a meta do PNE significa ter 33% desses jovens, ou seja, 7,3 milhões de pessoas matriculadas em um curso no ensino superior. 

De acordo com o Censo da Educação Superior do Inep, em 2017, 4,2 milhões de jovens entre 18 e 24 anos estavam na universidade – 18%. E a análise calculou que no período de três anos, a taxa média anual de crescimento foi de apenas 1%. Por isso, nesse ritmo, o Brasil só atingiria os 7,3 milhões em 18 anos.

Bolsas de estudo 

Para aumentar as chances de investir em uma graduação na rede de ensino privada, muitos brasileiros já contam com bolsas de estudo ofertadas pelo Educa Mais Brasil. O programa possui 15 anos de atuação no mercado e já beneficiou mais de um milhão de estudantes. Acessando o site do programa você confere todas as oportunidades disponíveis na sua região. Os descontos podem chegar a 70%. 

*matéria com informações do G1

Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.