Setembro Amarelo: Viver é sempre a melhor opção

Hoje é o Dia Mundial Para Prevenção ao Suicídio. É necessário falar desse tema de forma clara e adequada para eliminar o tabu; falar com a sensibilidade necessária para se colocar no lugar do outro e compreender que o sofrimento de ninguém pode ser julgado ou diminuído.

Em pesquisa divulgada ontem (9), a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre outros alertas, informa que o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Mas é importante reforçar que se trata de um problema de saúde pública e não escolhe faixa etária ou grupo social.

Por outro lado, a própria OMS estima que 90% dos casos podem ser evitados. Ou seja, são muitos os que precisam de ajuda e orientação. Por isso, é preciso conversar sobre esse problema abertamente, para que a sociedade compreenda a importância da saúde mental e saiba identificar sinais que podem salvar vidas.

Neste vídeo, lançado pelo Projeto Atuação Pela Vida, da Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá e o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), três jovens (Débora, Ester e Carla) compartilham suas histórias de vida, dividem seus momentos de dor e nos deixam uma mensagem inspiradora, a de que viver é sempre a melhor opção.

Procure ajuda. Ligue 188

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.