Duas astronautas fazem uma caminhada no espaço, um feito histórico

Durante mais de sete horas e meia, as astronautas americanas Christina Koch e Jessica Meir realizaram juntas nesta sexta-feira (18) a primeira caminhada espacial com uma equipe totalmente feminina, estabelecendo um marco histórico para o programa espacial.

“Foi uma grande honra, um símbolo da exploração para todos aqueles que ousam sonhar e trabalhar duro para realizar seu sonho”, disse Jessica Meir, uma bióloga marinha de 42 anos, recrutada em 2013 pela Nasa após sete horas e 17 minutos no espaço.

A caminhada fora da Estação Espacial Internacional (ISS) começou oficialmente às 11H38 GMT (08H38 de Brasília).

Koch e Meir trabalharam na substituição de uma unidade de carga e descarga de baterias que deixou de funcionar no fim de semana passado.

A manobra desta sexta foi anunciada pela Nasa na segunda-feira passada e faz parte de um processo mais amplo que está em andamento para substituir as baterias antigas de níquel-hidrogênio por novas unidades de íons de lítio, que possuem maior capacidade.

Koch, engenheira elétrica, lidera Meir, doutora em biologia marinha e que está realizando sua primeira caminhada espacial, também conhecida como “atividade extraveicular”.

O primeiro passeio espacial feito pelas duas astronautas estava marcado para março, mas a Nasa teve que cancelar quatro dias antes porque elas não tinham os trajes do tamanho certo para cada uma.

“Queremos garantir que o espaço esteja disponível para todas as pessoas, e esse é outro marco nessa evolução”, afirmou o administrador da agência espacial americana Jim Bridenstine, numa entrevista à imprensa poucos minutos antes de Koch e Meir darem início à histórica missão.

Veja mais na Revista IstoÉ

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.