Candidatos aprovados no Encceja 2019 já podem solicitar certificação

Resultados estão disponíveis na Página do Participante

 

Os resultados do Encceja 2019 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira, 09. Os candidatos aprovados com nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar a certificação para as modalidades de ensino fundamental ou médio.

De acordo com requisitos do programa, estão aptos para pedir o certificado quem atingiu nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. Aqueles que atingiram os 100 pontos em uma área do conhecimento, ou em algumas áreas do conhecimento, mas não em todas, pode solicitar a Declaração Parcial de Proficiência. Os resultados estão publicados no sistema Encceja, através de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição na página do participante.


Saiba como solicitar a certificação do Encceja 2019

As solicitações são validadas por meio das secretarias estaduais de educação e alguns institutos federais que fizeram adesão ao Encceja, que emitem tanto os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e, também, a Declaração Parcial de Proficiência, quando o aluno não atingiu a média mínima em todas as áreas de conhecimento.

A declaração não é válida como diploma. O documento é utilizado para que o candidato se inscreva apenas nas áreas em que foi reprovado na edição anterior do exame. 

Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também emitem o certificado e a declaração parcial, mas apenas para o ensino médio.

O participante que mudou de cidade ou precisa solicitar o documento em outra localidade poderá procurar alguma das unidades certificadoras. A relação de todas as instituições pode ser consultada no portal do Inep.


*com informações do Inep.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.