Conheça os benefícios de fazer atividade física com elásticos

Os resultados são bem semelhantes aos da musculação realizada na academia

Evelin Azevedo

Para quem tem pouco tempo livre, mas quer começar a se exercitar, algumas atividades com elásticos podem ser feitas em casa. E o melhor: os resultados são bem semelhantes aos da musculação realizada na academia.

— Como benefícios podemos apontar uma maior amplitude dos movimentos, o ganho de maior flexibilidade nos músculos para realizar qualquer tipo de atividade e fortalecimento das articulações, que também ficam mais protegidas. Isto contribui para evitar lesões — afirma o profissional de Educação Física Flávio Leal.

Os exercícios feitos com elástico normalmente são classificados como multiarticulares, ou seja, aqueles que trabalham mais de uma articulação no mesmo movimento. Dependendo da série montada, não é preciso incluir outra prática esportiva. O objetivo vai determinar se é preciso incluir alguma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou pedalada.

— Quando fazemos um programa completo, em forma de circuito, trabalhamos a força muscular e desenvolvemos o sistema cardiovascular, aumentando o condicionamento físico — diz Rodrigo Lourenço, professor de Educação Física e consultor fitness.

De acordo com Rodrigo, os resultados serão proporcionais à dedicação de cada pessoa. Mas, de forma geral, em um mês é possível ver alguma diferença significativa. Os elásticos tubes são os mais indicados para a prática por serem de tração e exigirem força do músculo. Os artigos são facilmente encontrados em lojas de departamentos esportivos. A atividade só é contraindicada para pessoas que tenham algum problema de saúde ou articular que a impeça de fazer os movimentos.

Veja mais no iBahia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.