Fies 2020: redação do Enem terá mais peso para obter benefício

Participantes com notas inferiores a 400 pontos na redação não terão direito ao financiamento

 

Com as alterações nas regras do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), a nota na redação do Enem terá mais peso. Antes, para concorrer ao financiamento, o candidato necessitava de média mínima de 450 pontos na parte objetiva e nota superior a zero na redação. Com as modificações, o participante precisa alcançar, no mínimo, 400 pontos na parte discursiva do Enem. 

As mudanças foram aprovadas no mês passado pelo comitê gestor do Fies e o estudante que tiver menos de 400 pontos na redação, ainda que tenha alcançado nota superior na parte objetiva, não terá acesso ao programa.

Se antes já era fundamental conquistar uma pontuação satisfatória no certame, a partir de agora a parte escrita será imprescindível para que o candidato obtenha resultado satisfatório, principalmente para os que pleitearem o custeio dos estudos em cursos superiores por meio Fies.

 

Enem Digital

Este ano, ainda em projeto-piloto, a prova será aplicada pela primeira vez em formato tradicional nos dias 1º e 8 de novembro, e no modelo digital nos dias 11 e 18 de outubro para os participantes que optaram pela versão digital.

Os exames serão presenciais e realizados em dois domingos, iniciando o processo de transição da prova do papel para o computador. 

Em 2020 será feito um teste com 50 mil candidatos em 15 capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre. A adesão será opcional na hora da inscrição, e o valor será o mesmo nas duas modalidades da prova. O Ministério da Educação estima que até 2026 o Enem seja 100% digital. As inscrições estão previstas para o mês de maio. 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.