Enem 2020: veja como estar motivado para o exame, mesmo na quarentena

Saiba como ser produtivo e aliar o tempo da quarentena com os estudos

 

O Covid-19, o novo coronavírus, afetou a vida de todas as pessoas ao redor do mundo. O isolamento social foi necessário como forma de combater a transmissão do vírus. Por conta disso, aulas em escolas e cursinhos foram suspensas e quem pretende fazer vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, não deve deixar os estudos de lado, mesmo estando longe das salas de aula.  

É preciso se reinventar e se adaptar à mudança e, assim, quebrar a rotina, além de se cuidar e seguir as orientações dadas pelos profissionais da saúde. 

Deixar a realidade mais produtiva, se tratando dos estudos, pode ser mesmo um desafio diante da tensão causada por toda essa situação, aliada à ansiedade que já é natural entre os vestibulandos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixar o aprendizado fluir da forma mais leve possível e evitar a dispersão.


Tenha um local de estudos


Muitos estudantes podem pensar que, por estar estudando em casa, não seja necessário definir um lugar para estudar. Esse ponto é importante, pois, ter um ambiente tranquilo facilita para manter o foco. Deixe todos os materiais nesse local para não perder tempo procurando.

 

Crie uma rotina de estudos


A dica é fazer as coisas acontecerem de modo semelhante à rotina habitual. Acordar cedo, acessar as ferramentas necessárias, cadernos, livros, computador, etc., para iniciar os estudos e escolher um turno para se dedicar, preferencialmente pela manhã. Para auxiliar na divisão e fixação das atividades, conte com métodos de estudos como os flashcards e mapas mentais e intercale as disciplinas. Não deixe de revisar até mesmo aquelas que você tem mais facilidade.

 

Seja saudável


Para evitar a preocupação excessiva em relação à pandemia, é importante ficar a par das atualizações sobre a doença, mas mantenha-se longe da TV durante os estudos. Assim, reserve um tempo do dia para ver as notícias, até porque é importante, já que o tema coronavírus pode cair no Enem e outros vestibulares

 
Além disso, mantenha o sono regulado, alimente-se bem, evitando o consumo elevado de açúcar e carboidratos. Não utilize energéticos e faça pausas para o descanso, sempre que necessário.

 

Mantenha-se motivado 


A grande questão é: como se manter motivado diante do atual cenário? Tenha em mente que a realidade que estamos enfrentando é difícil, porém passageira. 

Cada um fazendo a sua parte, ficando em casa e saindo o mínimo possível, colabora para que essa situação desapareça o quanto antes. Também leve em consideração o porquê de tanta dedicação aos estudos: passar no Enem e ingressar no curso e na faculdade que sempre sonhou.

 

Conte com os seus familiares 

 
Assim como quem está trabalhando em home Office durante esse período, quem vai fazer uso desse tempo se preparando para o Enem deve contar com o apoio dos seus familiares. Com mais pessoas na casa durante o dia, avise a todos que você irá ficar algum momento focado nos estudos, se possível, evitar barulhos e ter a ajuda deles quando possível.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.