Conheça as ferramentas gratuitas que ajudam na comunicação durante o estudo EAD

Tecnologia ajuda professores nas transmissões de aulas

 

Alunos e professores tiveram que se adaptar à Educação A Distância (EAD) para cumprirem o cronograma de aulas mesmo durante a pandemia da Covid-19. Para auxiliar os docentes na comunicação entre as aulas EAD, a tecnologia tem sido uma aliada, como aplicativos de nuvem e videochamada. 

As aulas EAD precisam continuar na quarentena e aplicativos permitem dar continuidade à formação dos estudantes, reduzindo os impactos para a educação mesmo diante de um cenário de calamidade pública. Por isso, separamos algumas ferramentas que tornam esse processo possível, conheça:

Google Class room

Parte do programa G Suite for Education, iniciativa da Google, essa ferramenta disponibiliza aplicativos gratuitos para a educação a distância. O aplicativo funciona como uma sala de aula EAD e é um serviço que pode ser usado pelas instituições de ensino e educadores durante a quarentena para passar os conteúdos para os alunos. Para isso, basta adicionar os alunos ou compartilhar um código para que tenham acesso à turma.

A plataforma permite disponibilizar atividades e materiais em PDF, além de ser possível dar feedbacks para os estudantes. Os alunos poderão entregar os trabalhos no aplicativo, tirar dúvidas on-line e ainda organizar e consultar a sua agenda de aulas.

Stellarium

Esse software livre possibilita que usuários tenham acesso a um planetário no computador. Com qualidade técnica e gráfica, o programa permite simular o céu diurno e noturno, crepúsculos, planetas, luas e eclipses de forma realista. 


The Elements: A Visual Exploration

Feito para professores de Química e Ciências, o aplicativo é excelente para o ensino da tabela periódica. Os elementos podem ser vistos em imagens 3D.   

Zoom

O Zoom Cloud Meetings é um aplicativo que possibilita videoconferências, reuniões e aulas ao vivo. Na modalidade gratuita, permite até 25 pessoas em uma chamada por vídeo. Com essa ferramenta, os professores podem passar os conteúdos ao vivo e tirar as dúvidas dos estudantes.

Skype

Um dos mais conhecidos aplicativos de chamada de vídeo e voz, o Skype é uma ótima alternativa para a educação a distância durante a quarentena. O usuário pode realizar chamadas com vídeo, áudio e chat de forma gratuita.


Bolsas de estudo para Tecnologias Educacionais

O período da quarentena tem chamado atenção para a importância da tecnologia em nosso cotidiano. Ela pode ser usada para diferentes finalidades, inclusive para trazer melhorias ao ensino. 

Por isso, é fundamental aprofundar os conhecimentos sobre o uso das tecnologias para trazer melhorias para a sala de aula. Uma dica é realizar uma pós-graduação em Tecnologias Educacionais e a especialização em Novas Tecnologias e Inovação na Educação.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.