Fies 2020.2: inscrição para vagas remanescentes é suspensa pelo MEC

Instabilidade no site motivou a suspensão; novo cronograma será publicado

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente às ofertas de vagas para o segundo semestre de 2020, foram suspensas nesta quinta (08). Segundo comunicado publicado no site do programa, a paralisação ocorre devido à elevada procura para inscrição, o que ocasionou sobrecarga e instabilidade no sistema. O Ministério da Educação afirmou que um novo edital será divulgado, “sem prejuízo para aqueles que já conseguiram concluir suas inscrições”. 

O novo cronograma será oficializado e a ampliação do prazo será proporcional ao período em que ocorreu a anormalidade no sistema. O período de inscrição foi aberto no dia 6 de outubro com a previsão de oferta de 50 mil vagas em instituições de ensino superior privadas em todo o país. Essas oportunidades são as que não foram ocupadas no processo regular do Fies desse ano.

 

Critérios para vagas remanescentes do Fies 2020.2

Assim como no processo regular, a seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que o candidato tenha obtido uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e não tenha zerado a redação. Além disso, a renda mensal bruta deve ser de até três salários-mínimos por pessoa do grupo familiar.

O processo de ocupação das vagas remanescentes ocorre de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, os candidatos precisam ficar atentos, pois se for necessário alterar alguma informação depois de ter concluído o cadastro no sistema, terá que cancelar e efetuá-la novamente. Sendo assim, a vaga escolhida poderá ser ocupada por outro candidato que tiver concluído a inscrição antes.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.