AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Cultura & informação da Amazônia para todo o planeta desde 11 de novembro de 2000

AmapáCultura

Cutias do Araguari recebe formação do Comitê de Cultura para transformar ideias em projetos culturais

Ação gratuita apresenta ferramentas para elaboração de projetos, orçamentos, portfólios e planos de trabalho e amplia o acesso de agentes culturais às políticas públicas de cultura

O município de Cutias do Araguari recebe, nesta quarta-feira (26), uma ação formativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Amapá voltada ao fortalecimento de iniciativas culturais e à ampliação do acesso de artistas, produtores e agentes culturais às oportunidades de financiamento e fomento.

Com o tema “Transformar Ideias em Projetos Culturais”, a programação oferece a oficina “Método prático para elaboração de projetos, orçamentos, portfólios e planos de trabalho para editais e leis de incentivo à cultura”. A proposta é apresentar, de forma prática, ferramentas que auxiliem trabalhadores da cultura a transformar suas ideias em projetos estruturados e aptos a participar de editais e mecanismos de incentivo.

Além da formação, a programação contará com uma conversa sobre políticas públicas culturais, abordando temas como as eleições do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), informações sobre o Fundo Estadual de Cultura (FEC) e as possibilidades de acesso aos recursos públicos destinados ao setor.

Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Amapá, Cláudio Silva, ações de formação nos municípios são fundamentais para democratizar o acesso às políticas culturais e contribuir para que mais iniciativas possam sair do papel.

“Levar esse conhecimento para os municípios é uma forma de aproximar as políticas públicas de quem faz cultura na ponta. Muitas vezes, existem boas ideias e talentos, mas faltam informação e orientação para transformar essas iniciativas em projetos. Nosso objetivo é justamente contribuir para que os agentes culturais tenham mais autonomia e segurança para acessar editais, fundos e outras oportunidades de fomento”, destaca Cláudio Silva.

A iniciativa é realizada pelo Comitê de Cultura no Amapá, em parceria com a Associação Artístico Cultural e Desportiva do Município de Oiapoque (AACDMO Yakaikani), a Secretaria Municipal de Cultura de Cutias do Araguari e o Conselho Estadual de Cultura.

A atividade integra as ações de descentralização das políticas culturais no estado, levando informação, formação e orientação para além da capital e fortalecendo a participação dos municípios na construção e no acesso às políticas públicas de cultura.

Serviço

Ação formativa “Transformar Ideias em Projetos Culturais”
Data: 26 de agosto de 2026 (quarta-feira)
Horários: 9h às 12h e 14h às 18h
Local: Espaço Cultural em Cutias
Endereço: Rua Primeiro de Maio, nº 34, Centro
Município: Cutias do Araguari – Amapá/AP

O que você pensa sobre este artigo?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.