Espetáculo 'O Pássaro do sol' encerra temporada de 2015 do Palco Giratório em Macapá

Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga,o espetáculo será apresentado no Sesc Araxá com entrada franca

Alessandra Leite

O Sistema Fecomércio por meio do Sesc Amapá encerram a temporada 2015 do projeto Palco Giratório com o espetáculo “Pássaro do Sol”, do Grupo A Roda, de Salvador (BA). A apresentação ocorre no dia 31 de outubro às 18h, no salão de eventos do Sesc Araxá. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Como parte da programação acontece no dia 29 de outubro, no horário de 15h às 20h, no teatro Porão a oficina “A Sombra da Ideia”, que vai abordar concepções filosóficas sobre a sombra.

O objetivo é sensibilizar os sentidos, provocar distorções na imagem e expressar emoções por meio do objeto intermediário que é a figura da sombra. Para a oficina estão sendo disponibilizadas 20 vagas gratuitas com inscrições no setor cultura do Sesc Araxá.

Já no dia 30 de outubro, o projeto Palco Giratório ainda trás em sua programação o espetáculo amapaense “Magia de Brincar” às 16h30 no salão de eventos dos Sesc Araxá, com entrada franca.

Espetáculo – “Pássaro do Sol” Grupo – A Roda (Salvador /BA)

 

Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, o texto narra a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação utiliza o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições.

Selecionado como o melhor espetáculo infanto-juvenil de 2010 pelo premio Braskem de teatro, o espetáculo conta com a trilha escrita para montagem pelo compositor Uibitu Smetak. A história ganha vida pelas mãos dos atores animadores que fazem da grande tela o palco para as aventuras do índio Japú.

As silhuetas são recortadas em couro pela artista plástica Olga Gomez, que também é responsável pela direção e adaptação do texto.

Ficha Técnica

Texto – Myriam Fraga

Direção e bonecos  – Olga Gomez

Direção de produção – Marcus Sampaio

Direção musical – Uibitu Smetak

Direção de cenas e narração – Osvaldo Rosa

Cenários – Fabio Pinheiro

Manipulação – Naiara Gramacho, Bernardo Oliveira, Ana Luiza Reis e Elinaldo Nascimento

Fotos – Márcio Lima

Espetáculo Magia de Brincar/AP

O espetáculo é de muita diversão e brincadeiras, onde os fantoches interagem com o público através das histórias e fantasias que acontecem ao decorrer do espetáculo, tendo como foco o prazer da leitura, uma viagem a diferentes momentos na infância onde evidencia para o público infantil que ler é brincar ao mesmo tempo.

Elenco:

Missilene Cabral (manipulação de bonecos)

Sandro Brito (palhaço chumbinho)

DJ: Thiago Freitas (sonoplastia)

Duração: 40 mim

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.