IJOMA inicia campanha Novembro Azul no Amapá

Após um mês com as atenções voltadas às mulheres para a prevenção do câncer de mama. Inicia-se o Novembro Azul, uma campanha mundial onde os protagonistas são os homens. Agora, a prevenção e o combate são contra o câncer de próstata. Uma doença que atinge homens a partir dos 45 anos de idade, que afeta uma glândula na parte baixa do abdômen.

A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce tem 90% de chances de cura. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos, e, nos casos de quem está no grupo de risco: negros e quem tem parentes de primeiro grau que tiveram a doença. Estes devem procurar a ajuda médica a partir dos 45 anos.

O exame de Prova do Antígeno Prostático (PSA), de sangue, é uma boa maneira de se diagnosticar precocemente a doença. Além também do ultrassom de próstata e do toque retal, que identifica na hora, se o órgão está com problemas.

Incidência
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2014 foram 68.800 novos casos de tumor na próstata contra 52.680 de tumor na mama.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Programação
O Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) preparou para este mês uma grande campanha de conscientização com abertura, palestras, quartas esportivas, jogo de futebol beneficente e ação social.

Na ação social, que será no dia 28, o instituto fornecerá 300 PSAs para a comunidade masculina.

É necessário que os interessados compareçam na sede do IJOMA, sito a Av. Dr. Silas Salgado, 3586, bairro Alvorada, no dia 17 de novembro, às 9 horas, para pegar a autorização do exame que será coletado do dia 28.

Já aderiram a campanha Novembro Azul as empresas Integrare, Sesi Amapá, Infinita Macapá, Acadêmia Oxigênio, Jumbinha Fitness, e outras.

05/11 – Abertura às 19h na quadra da igreja Jesus de Nazaré
11,18 e 25/11 – Quartas Azuis às 19h no Entorno da Fortaleza
19/11 – Jogo pela Vida às 17h no Estádio Zerão
27/11 – Bicicleata com concentração no IJOMA, às 17h`
28/11 – Ação social no IJOMA, das 8h às 12h

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.