Síria: 40 mortos em combate entre tropas do governo e o Estado Islâmico

Da Agência Lusa
Quarenta pessoas morreram no domingo (28) durante bombardeios e confrontos entre as forças leais ao regime sírio e o grupo extremista Estado Islâmico (EI) no sudeste da província de Aleppo, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (Osdh). Do total de mortos, 26 eram do Estado Islâmico, enquanto 14 pertenciam às forças do governo. Os combates foram nas imediações da localidade de Janaser.

A Osdh assinalou que as tropas do regime sírio avançaram nesta zona e retomaram o controle da estrada que une Janaser e Azariya, na província vizinha de Hama. Esta ligação é estratégica na medida em que por ela passa a única linha de abastecimento que une as duas áreas nas mãos das autoridades em Aleppo com partes do centro e oeste do país. Os combates foram acompanhados por bombardeios da aviação síria contra posições dos ‘jihadistas’ e também tiveram como alvo outras áreas do leste e nordeste de Aleppo.

No último dia 24, após uma ofensiva, o EI tomou o controle da estratégica localidade de Janaser, que foi recuperada dois dias depois pelos efetivos do regime sírio, que mantêm confrontos com os ‘jihadistas’ nesta zona. A trégua, em vigor desde sábado (27), não abrange os combates contra o grupo extremista Estado Islâmico e o ramo sírio da Al-Qaeda, a Frente al-Nosra, que controlam cerca de metade do território. A guerra na Síria, que dura cinco anos, já fez mais de 270 mil mortos e mais de quatro milhões de refugiados.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.