Em Cuiabá (MT), mais de 65% da água tratada é desperdiçada

O levantamento que avalia os serviços prestados pela CAB ambiental, responsável há três anos pelo abastecimento de água e esgoto de Cuiabá aponta que a companhia não cumpriu a meta de reduzir para 55% as perdas reais, que representa a diferença o volume de água tratado e o volume de água efetivamente distribuído.

pedro_francaagencia_senado
Desperdício de água Pedro França/Agência Senado

Por meio de nota, a CAB afirma que 40,2% das perdas de água registradas em Cuiabá estão relacionadas aos furtos, mais conhecidos como “gatos”  e ao crescimento desordenado da cidade. De acordo com a companhia, desde 2012, quando assumiu a concessão dos serviços, 9.182 de ocorrências de fraudes à rede de abastecimento como ligações clandestinas e violações a lacres de hidrômetros foram registradas. A agência reguladora de Cuiabá cobra da concessionária um plano de redução de perdas.

Clique no player acima e ouça toda a reportagem.

O Jornal da Amazônia 2ª edição destaca ainda nesta quarta-feira (30) a informação sobre interdição da PA-125  por produtores rurais de Paragominas, no Pará. Eles impedem a passagem de caminhões da Suzano Celulose, carregados de madeira. O bloqueio começou por volta das 5 da manhã, e segundo o produtor rural Fábio Pato, não há previsão para terminar.

 

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.