AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Prefeitura dará início à Semana Macapá Saudável de prevenção à obesidade

O Município dará início nesta terça-feira, 17, a partir das 9h, na UBS Marcelo Cândia, a mais uma edição da Semana Macapá Saudável – uma semana voltada para alertar a população sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias. A programação é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e o Dia Mundial da Alimentação, datas que estimulam a prática de atividade física e alimentação saudável.

 

As atividades acontecerão até 20 de outubro e se estenderão, além das UBS’s, para as academias ao ar livre e escolas municipais de educação infantil. Durante toda semana, acontecerão “aulões” de ginástica, orientação nutricional, palestras sobre obesidade, dinâmicas sobre alimentação saudável e apresentação do Guia Alimentar da População Brasileira.

 

O evento faz parte das ações de prevenção e controle do excesso de peso e da obesidade no município de Macapá. Atualmente, a doença é considerada um problema de saúde pública; 52% da população está com sobrepeso e 18% em situação de obesidade. A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) também aponta que somente 30% dos amapaenses fazem a ingestão regular de frutas e verduras.

 

A pesquisa mostra que o problema geralmente surge pela combinação de hábitos alimentares poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, embora a herança genética também seja um dos fatores causadores da obesidade.

 

Serviço

Data: 17/10 (terça-feira)

Hora: 9h às 11h

Local: UBS Marcelo Cândia

Endereço: Rua Vereador Júlio Maria Pereira, nº1329, Jardim Felicidade II

Atividades: palestra e dinâmicas sobre alimentação saudável, demonstração da classificação dos alimentos, riscos para a saúde.

 

Local: Academia ao ar livre do Araxá

Hora: 16h às 19h

Atividades: “aulão” de ginástica, avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial, exposição sobre alimentação saudável.

 

Data: 18/10 (quarta-feira)

Hora: 14h30

Local: Policlínica da Unifap

Endereço: Rua Amadeu Gama, nº 1385, Zerão

Atividades: atendimentos à saúde da mulher.

 

Data: 19/10 (quinta-feira)

Hora: 9h às 11h

Local: UBS Marabaixo

Endereço: Rua IV, s/n, Marabaixo II

Atividades: palestra e dinâmicas sobre alimentação saudável, demonstração da classificação dos alimentos, riscos para a saúde.

 

Data: 20/10 (sexta-feira)

Hora: 9h às 12h

Local: Creche Cantinho do Amor

Endereço: Rua Rio Xingu, nº 15, Perpétuo Socorro

Atividades: palestra e dinâmicas sobre alimentação saudável, demonstração da classificação dos alimentos, riscos para a saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508

 

Fotos: Arquivo Semsa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: