Ataque em igreja no Texas termina em mais de 20 mortos e vários feridos

Mais de 20 pessoas morreram, e várias ficaram feridas em um ataque a tiros na Primeira Igreja Batista, em Sutherland Springs, uma pequena comunidade da cidade texana de San Antonio, neste domingo (5) – noticiou a imprensa americana.

O comissário do condado de Wilson, Joe Tackitt, disse à rede NBC que “cerca de 25 pessoas” morreram, e outras dez ficaram feridas.

Já Albert Gamez Jr., uma outra autoridade desse condado onde fica a igreja, disse à AFP ter sido informado de um balanço de “27 mortos e mais de 20 feridos”, mas ressaltou que espera uma confirmação formal desses números.

“O agressor morreu”, declarou à AFP um porta-voz do comissário do condado vizinho de Guadalupe, acrescentando que não houve confronto entre ele e a Polícia.

“Estava em seu veículo”, contou.

Citando um policial, a ABC News disse que há 20 mortos e 30 feridos. Outros veículos já falam em pelo menos 27 mortos, também segundo fontes da Polícia.

“Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, Texas. O FBI & agências da lei estão na cena. Estou monitorando a situação do Japão”, tuitou o presidente americano, Donald Trump, em sua primeira reação.

Pelo Twitter, também se manifestaram o senador republicano pelo Texas, Ted Cruz, e o governador do Texas, Greg Abbott, que prestaram sua solidariedade.

“Nossas orações vão para todos aqueles que foram afetados por esse ato demoníaco. Nossos agradecimentos às forças da ordem por sua resposta”, tuitou Abbott, prometendo detalhes sobre o episódio “o mais rápido possível”.

Uma porta-voz do Connally Memorial Medical Center, nos arredores de Floresville, disse à Fox News que a instituição recebeu “oito pacientes depois do tiroteio”, e que três deles foram então “transferidos para o Hospital Universitário de San Antonio”, uma das maiores cidades do Texas, cerca de 50 quilômetros ao noroeste.

Helicópteros e equipes de emergência chegaram à cena do crime, e agentes do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos estavam se dirigindo para o local, declarou o órgão.

Debate sobre armas 

Os disparos começaram às 11h30 locais (15h30, horário de Brasília) na First Baptist Church de Sutherland Springs, informou a emissora KSAT12 em seu portal de notícias.

Segundo o canal, uma testemunha viu um homem entrar na igreja e começar imediatamente a atirar contra os fiéis. De acordo com a imprensa local, cerca de 50 pessoas costumam assistir ao culto nesse horário.

Em 1º de outubro, os Estados Unidos tiveram o pior tiroteio de sua história recente, quando um homem atirou a esmo de um quarto de hotel de Las Vegas, Nevada. Matou 58 pessoas e feriu6 cerca de 550 das 22 mil que assistiam a um show de música country ao ar livre.

O autor dessa tragédia, o aposentado Stephen Paddock de 64 anos, matou-se após os disparos. Ele conseguiu levar um verdadeiro arsenal para o quarto onde se encontrava instalado, no 32º andar do hotel Mandalay Bay.

Veja íntegra no Diário Catarinense

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.