Uepa terá programação pelo Dia da Consciência Negra

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebrará o Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20), com uma programação especial organizada pelo Centro Acadêmico de Letras (Calem). O  I Sarau Afro trará um amplo roteiro de atividades destinadas a levantar debates acerca do percurso histórico do povo afro-brasileiro até a consciência negra, com o propósito de desmitificar algumas questões e, consequentemente, conscientizar a comunidade sobre a importância do assunto. O evento será no espaço de convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e é aberto ao público.

Devido à persistência do preconceito e da intolerância de alguns grupos com a história e origem da própria sociedade brasileira, o Calem viu a necessidade de celebrar a data junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Outra intenção dos organizadores é mostrar como esse assunto pode ser utilizado no ambiente escolar através de práticas educativas, visto que isso é extremamente importante para a formação dos futuros professores e para a construção social e cultural do aluno.

A mesa “Construção Histórica e Social da Consciência Negra” contará com a presença da estudante do quarto semestre de história da Uepa, Camila Borges, que falará sobre identidade, memória e resistência. O administrador e especialista em Saberes africanos e afro-brasileiros na Amazônia, Ângelo Imbiriba, iniciado para o Nkisi (divindade) Kafunje como Tata Kivonda Kafunlumizo, no candomblé de Angola.

O grupo “Xamã contadores de histórias” também marcará presença na programação. Eles buscam trazer a figura do xamã, que teria a responsabilidade de transmitir conhecimento e manter as tradições e cultura dos povos. As crianças da Escola Estadual Vera Simplício foram convidadas a participar desta atividade. Além disso, interessados poderão integrar as oficinas de bonecas Abayomi, de turbantes e de zouk. Os participantes receberão certificado de até cinco horas para cada uma das oficinas e para a mesa.

Programação:

I Sarau Afro
09h
– Vídeo: Um Longo Caminho Para Liberdade.

Contação de História, pelo grupo “Xamã Contadores de Histórias”

Oficina de Boneca Abayomi

Oficina de turbante

12h – Intervalo: Vídeo Beyonce

15h

Conto “O Filho do Vento”, por Henrique Lobato.

Dança circular com músicas tradicionais da cultura afro.

15h30

Mesa Redonda: Construção Histórica e Social da Consciência Negra.

17h30

Oficina de turbante

Oficina de zouk

Por Fernanda Martins

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.