Fotógrafo Ricardo Martins ministra palestra gratuita no Instituto Amazônia

Durante a palestra, Martins irá abordar condições e desafios de se fotografar no meio da natureza, onde os profissionais estão sujeitos ao frio, calor, insetos, e os perigos da selva, além da forte pressão que exige paciência e atenção para conseguir capturar com clareza o cotidiano dos animais. Nessa trajetória, Martins tem entre suas publicações literárias os títulos “O Mosaico”, “Jalapão, história e cultura” e “A Riqueza de Um Vale”, vencedor do prêmio Jabuti 2012, tradicional e mais importante disputa literária do país.
A beleza e exuberância das aves podem ser conferidas em seu mais novo livro, Aves do Brasil, que narra de forma poética o vôo das aves brasileiras, revelando o olhar sensível do autor. “O trabalho é único, pois reúne o que eu tenho de mais expressivo em anos de atividade em expedições a vários lugares do Brasil”, comenta Martins. O livro é uma coletânea de imagens registradas em viagens ao Pantanal, Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Segundo o fotógrafo e jornalista, fotografar aves é muito difícil. Um dos objetivos é sempre passar emoção e mostrar a expressão do animal fotografado, para isso utiliza muito imagens com movimento corporais, cores e formas tendo como cenário o ambiente em que cada espécie vive. Neste seu trabalho buscou também captar a luz natural e situações que mostrassem a riqueza da fauna brasileira.
Você precisa fazer log in para comentar.