Educa

Ação de saúde atende moradores de rua em Macapá

A Prefeitura de Macapá promoveu ação de saúde voltada à população em situação de rua em alusão ao Novembro Azul, na sexta-feira, 17. A atividade teve o intuito de promover a esse público a aproximação e integração dos serviços ofertados pelo Município na área da saúde. Na ação, foram disponibilizados encaminhamentos para coleta de PSA, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e glicose e atendimento psicológico.

De acordo com a enfermeira Laura Soares, o trabalho desenvolvido é a única forma de aproximar essa população aos serviços ofertados pela prefeitura. “O trabalho do Consultório na Rua é muito delicado. Muitos moradores que vivem nessas condições são resistentes em aceitar os serviços. É preciso calma e aconselhamento para que eles comecem a ter confiança na equipe e nos deixem fazer o atendimento de saúde. Essa ação foi feita para que eles se sintam mais acolhidos”.

O Centro de Atenção Psicossocial para Infância (Caps-i) também participou da ação oferecendo atendimento psicológico. Além dos serviços de saúde, foram oferecidos lanche, corte de cabelo e doação de roupas aos usuários. “É importante que junto desse suporte psicológico tentemos resgatar a autoestima deles, seja com um corte de cabelo ou uma roupa nova. É essencial que se sintam acolhidos”, explicou o coordenador do Caps-i, Cássio Monteiro.

O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508

Foto: Gabriel Flores

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: