AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Inscrições para atividades do Amapá Jovem começam nesta segunda-feira

Inscrições podem ser feitas pelo site www.juventude.ap.gov.br ou em uma das unidades do Super Fácil ou gerências da Sims

O governo do Estado abre inscrições para as atividades de formação e ocupação de jovens beneficiários do Programa Amapá Jovem. Elas começam nesta segunda-feira, 26, e encerram na sexta-feira, 2, e podem ser feitas através do site www.juventude.ap.gov.br ou em uma das unidades da Rede Super Fácil e nas gerências da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), nos municípios.

Os beneficiários que não tiverem acesso à internet, podem dirigir-se a uma unidade do Super Fácil mais próxima, para fazer a inscrição. Os interessados devem escolher a ocupação desejada, considerando a habilidade específica do participante. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de março.

Inicialmente, o Amapá Jovem vai atender 6.712 jovens de 15 a 29 anos, em risco social nos 16 municípios. Estes beneficiários passaram pelo processo de cadastro, que incluiu a entrega de documentos e análise socioeconômica, com cruzamento de dados para verificar se eles se enquadram nos critérios do programa.

“Agora, esses jovens devem fazer sua inscrição e escolher o curso de sua preferência. Depois disso, eles precisam comparecer às atividades, porque a legislação diz que a permanência deles no programa, está associada à assiduidade”, explicou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos.

A gestora salientou que é obrigatório que os beneficiários continuem participando das oficinas e projetos ofertados pelo Amapá Jovem, mesmo depois que concluírem alguma atividade. O jovem que estiver terminado o curso de informática básica com duração de três meses, por exemplo, terá que acessar o sistema novamente e escolher outra atividade. Pois, isso vai garantir que o participante continue recebendo o auxílio financeiro de R$ 120.

Serão disponibilizadas cerca de 600 atividades formativas e de ocupação, incluindo projetos sociais, cursos profissionalizantes, oficinas e palestras, nas áreas de educação, saúde, tecnologia, arte, cultura e esporte.

As atividades acontecerão duas vezes por semana, pela manhã e tarde, com quatro ou duas horas de duração. São cursos de cidadão digital, oficina de violão e cinema, rede social, ilustrador, arbitragem, locução esportiva, empreendedorismo, tecnologia da educação, informática, natação, aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras.

Cadastro contínuo

As inscrições para ser beneficiário do Amapá Jovem são contínuas. Ou seja, estão abertas a qualquer tempo. Quem ainda não se inscreveu, pode se dirigir a uma unidade Super Fácil ou acessar o portal da juventude para fazer o seu cadastro. O candidato passará por todo processo que os 6.712 habilitados passaram, como a entrega de documentos e análise do perfil socioeconômico, para que possa se inscrever nas atividades formativas e receber o auxílio financeiro.

Fonte: Governo do Amapá

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: