Um dos maiores vilões da saúde, açúcar está presente em diversas versões nos alimentos
O açúcar é visto na atualidade como um dos principais vilões da alimentação saudável. E está presente no que comemos das mais diversas formas e com variadas nomenclaturas (veja abaixo). Por isso, é dentro de casa — e no supermercado — que se deve ficar vigilante para evitar excessos.
— Vivemos numa sociedade polarizada que precisa achar heróis e vilões em tudo. Quando se diz que se pode consumir um certo alimento, não estamos incentivando que as pessoas se empanturrem dele. Quando você diz que pode comer, a responsabilidade do controle passa para a pessoa, o que para ela, acaba sendo mais difícil — afirma a nutricionista Marcia Daskal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar não deve passar de 5% do total de calorias consumidas por dia, o que equivale a 25 gramas.
— A nossa população tem um paladar mais açucarado. A média de consumo de um homem adulto é de 96,3 gramas por dia e de uma mulher é de 90,7 gramas. Ou seja, quase que quatro vezes o recomendado — diz Mariana Catta-Preta, coordenadora do curso de graduação em Nutrição da Unisuam, que cita dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008) do IBGE.
Saiba mais no Jornal Extra
Você precisa fazer log in para comentar.