Educa

Cientistas anunciam exame de sangue que consegue prever parto prematuro

Segundo estudo publicado na ‘Science’, teste barato consegue ter até 80% de precisão.

esquisadores americanos e dinamarqueses afirmaram nesta quinta-feira (7) que desenvolveram um exame de sangue barato que pode prever com até 80% de precisão se uma mulher grávida dará à luz prematuramente.

Embora mais pesquisas sejam necessárias antes que o teste esteja pronto para uso generalizado, especialistas dizem que ele tem o potencial de reduzir fatalidades e complicações nos 15 milhões de nascimentos prematuros por ano em todo o mundo.

O teste também pode ser usado para estimar a data do parto de forma “tão confiável quanto e menos dispendiosa do que a ultrassonografia”, disse o estudo publicado na revista “Science”.

O teste mede a atividade dos genes materno, placentário e fetal, avaliando os níveis de RNA livre de células, que são moléculas mensageiras que transportam as instruções genéticas do corpo.

“Descobrimos que um punhado de genes são altamente capazes de prever quais mulheres correm risco de parto prematuro”, disse o coautor sênior Mads Melbye, professor visitante da Universidade de Stanford e CEO do Statens Serum Institut em Copenhague.

Veja mais no site Bem Estar

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: