Seis dicas para evitar gripes e resfriados no inverno

Limpeza e hidratação do nariz, podem reduzir em até 40% as chances de doenças respiratória

A estação mais fria do ano vem aí, e com ela, os primeiros sintomas da mudança de tempo já começam a aparecer: espirros, coriza, congestão nasal, tosse e uma lista de outros incômodos típicos das terríveis gripes e resfriados. Para escapar dessa fria, o segredo é reforçar os cuidados com o nariz nessa época do ano e seguir dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na prevenção das doenças de inverno.

“As temperaturas mais baixas propiciam aglomerações em ambientes fechados, aumentando as chances de contágio”, explica Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). De acordo com a médica, medidas como a limpeza e hidratação nasal, além de assepsia, alimentação adequada e imunizações em dia são os segredos para blindar a saúde contra as doenças dessa época. Confira as dicas abaixo:

1 – Limpe o nariz diariamente

Assim como escovar os dentes, o cuidado de limpar o nariz deve ser diário. Mesmo fora do inverno e dos momentos de crise, o hábito ajuda na prevenção de gripes, resfriados e alergias. Para isso, aposte em soluções salinas 0,9%, disponíveis nas versões spray e jato contínuo. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados. Durante os episódios infecciosos, o uso pode ser intensificado”, afirma Dra. Maura.

2 – Hidratar é importante

No inverno, o ar fica mais seco, interferindo nos mecanismos de defesa do nariz. “A mucosa nasal é revestida por cílios microscópicos, responsáveis por remover impurezas que inalamos diariamente. Com o ressecamento, esse sistema pode ser prejudicado, nos deixando mais vulneráveis a doenças respiratórias”, explica Dra. Maura. Para evitar a desidratação e fechar o Ciclo da Saúde Nasal, aposte em um gel hidratante apropriado para o nariz sempre que houver sensação de ressecamento.

3- Aposte no álcool gel

O friozinho aumenta as aglomerações de pessoas em locais fechados, possibilitando a proliferação de doenças respiratórias. “Além disso, a circulação de vírus causadores de gripes e resfriados aumenta nessa época do ano”, pontua Dra. Maura. Para se proteger nesses momentos, carregue o álcool gel para a assepsia das mãos, quando não for possível lavá-las.

Saiba mais no site Engeplus

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.