Campanha de Suplementação de Vitamina A busca diminuir ausência do nutriente em crianças

A vitamina A tem diferentes funções no organismo, contribuindo, por exemplo, na saúde visual. Mas o corpo não produz essa vitamina, que pode ser encontrada em verduras, frutas e legumes amarelos. Para suprir essa carência, a Prefeitura de Macapá oferece durante todo o ano a suplementação nas Unidades Básicas de Saúde.

 

O suplemento é voltado para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Paralelo ao dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Secretaria de Saúde aplicou 2.700 doses da vitamina. A suplementação inicia aos seis meses de idade e, a cada seis meses, as crianças fazem nova dose até que completem cinco anos.

 

Algumas mudanças na alimentação contribuem para a absorção dessa vitamina. “Ela é encontrada quase que, exclusivamente, em produtos animais e vegetais, como couve e cenoura. Por isso, é importante que os pais adotem hábitos mais saudáveis, além de levar seus filhos a uma UBS para a suplementação a cada seis meses”, explica a coordenadora municipal do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

 

Para que a criança receba o suplemento, os pais devem procurar orientações junto à equipe de nutrição das unidades com a caderneta da criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído no Brasil em 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a Hipovitaminose A e a mortalidade e morbidade em crianças dessa faixa etária.

 

Jamile Moreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.