Campanha pedirá respeito aos assentos preferenciais nos ônibus

Todos os ônibus do sistema de transporte de Macapá além da linha interurbana contam com assentos preferenciais destinados aos idosos, gestantes, deficientes, mães com criança de colo e obesos. Entretanto, por muitas vezes esses assentos não são respeitados e consequentemente essas pessoas passam a viagem inteira em pé.

Por esse motivo, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) lançam uma campanha de conscientização sobre a importância desses assentos preferenciais, solicitando aos passageiros que cedam seus espaços nos bancos para pessoas nas condições expressas em lei. A campanha, cujas peças estão sendo elaboradas, será veiculada logo após o período eleitoral.

De acordo com o art. 3º da lei federal nº 10.048, “as empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo”.

Não há como evitar, porém, que pessoas fora do grupo prioritário utilizem os assentos. É preciso contar com o bom senso e o respeito dos usuários. A campanha terá propósito despertar a consciência e o respeito quanto à importância de ceder os assentos preferenciais, em respeito à Lei e às pessoas que dela dependem.

Ascom/Setap

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: