Processos do Programa de Tratamento Fora de Domicílio serão online

Essa é uma das medidas do CQG para qualificar o gasto público; inovação também vai facilitar acesso de pacientes que se encontram em outro estado.

Fabiola Gomes

A partir dos próximos meses, os pacientes atendidos pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), poderão acompanhar o seu processo pela internet. Essa é uma das medidas do Comitê de Controle de Qualificação dos Gastos (CQG), para qualificar o gasto público. A primeira etapa do sistema, que consiste no abastecimento de informações, já está em fase de teste desde janeiro. Até o momento, 130 novos processos entre antigos e novos, já foram inclusos. A previsão é que a versão completa do sistema seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano.

O novo sistema do PTFD foi apresentado ao CQG nesta quarta-feira, 27, pelos técnicos do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), responsáveis pela inovação que vem para facilitar o acesso de pacientes que se encontram em outro estado fazendo tratamento de saúde pelo programa. A apresentação ocorreu no Palácio do Setentrião, em Macapá.

Entre os benefícios de acompanhar os processos online está a economia com papel; a agilidade; a transparência e o controle financeiro de cada um. “A perda de processos, por exemplo, é umas das reclamações dos pacientes. Com a execução do sistema, isso irá acabar. Pois, tudo será armazenado de forma online. Outro benefício será o controle financeiro com passagens, pagamentos de auxílios e controle de agendamento das consultas”, exemplificou a desenvolvedora da Unidade de Saúde da Gerência de Sistemas do Prodap, Jamilli Doumany.

Jamilli disse que desde de junho de 2018, os técnicos do órgão estão coletando as informações para o desenvolvimento do sistema PTFD. Ícones com as informações de dados pessoais do paciente, o número de processos, data da entrada, data do último trâmite, entre outros itens, estarão disponíveis para consulta do paciente.

Agencia Amapá

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.