Parcerias institucionais: MP-AP participa de visita monitorada às instalações do Sistema Fecomércio em Macapá
O promotor de Justiça Marcelo Moreira, titular da Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Prodemac), representando a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou na sexta-feira (5), de uma visita monitorada às unidades que compõem o Sistema Social administrado pela Federação do Comércio (Fecomércio/AP), em Macapá. Além do prédio anexo da entidade, foram visitadas as instalações do Sesc Centro, Sesc Araxá e Senac.
Segundo o presidente da Federação, Eliezir Viterbino, o objetivo da visita institucional foi evidenciar as atividades realizadas por meio da Fecomércio: Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto de Pesquisa do Comércio (IPDC), dando visibilidade para a importância da atuação do “Sistema S” como um instrumento de desenvolvimento social para o Amapá. “Um dos nossos objetivos é que todos conheçam os serviços que o “Sistema S” desenvolve com foco na sociedade, e que divulguem nossas ações de forma verdadeira”, explicou.
A programação iniciou no prédio anexo da Fecomércio, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 552, Centro, onde foi apresentada toda a estrutura da unidade inaugurada há cinco meses e que concentra serviços como o Hall Sindical, Hall dos Executivos, o espaço Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB), Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e o Pronto Atendimento Empresarial (PAE). Na unidade, foi apresentado também o projeto arquitetônico do novo prédio da Fecomércio e o Banco de Empregabilidade do Comércio (BEC).
Na sequência, a visita seguiu para as unidades do Sesc Centro e Sesc Araxá, locais em que são prestados serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Na unidade Sesc Centro, foi possível conhecer o restaurante, espaço de descanso e leitura montados para o trabalhador do comércio. Já no Sesc Araxá, as unidades móveis OdontoSesc e Saúde Mulher, e a Escola Sesc foram visitadas.
O encerramento aconteceu no Senac, que oferece cursos profissionalizantes aos trabalhadores amapaenses. Foram visitados os Laboratórios de Saúde (Enfermagem, Estética, Odontologia e Farmácia); Salão de Beleza Pedagógico; Laboratórios de Informática; Cozinha Pedagógica e Restaurante Pedagógico, além do Bloco Administrativo, Auditório de eventos e Biblioteca da unidade.
“A visita foi importante para consolidar as parcerias já existentes entre o MP-AP e o Sistema S, além de criar expectativas de outros empreendimentos de melhorias para a cidade, que a gente vem pensando, como intervenção em calçadas, com a intermediação da Fecomércio junto à classe comerciária de Macapá; projetos em bairros, como o Cidade Colorida, dentre outros. Na presença de representantes de tantas instituições, ficou claro que precisamos nos unir cada vez mais por causas comuns em favor do desenvolvimento do nosso Estado”, avaliou o promotor de Justiça Marcelo Moreira.
Participaram, ainda, os diretores regionais (Sesc) e (Senac), Êmilie Pereira e José Iguarassu Monteiro, respectivamente; o comandante da 22ª Brigada de Infantaria do Exército, general Viana Filho; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages; a presidente da Agência Amapá, Tânia Miranda; a secretária adjunta da Sefaz, Neiva Nunes; superintendente do IPHAN no Amapá, Haroldo Oliveira; secretária Municipal de Macapá de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Jamaíra Ferreira; presidente das Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB), Jane Viterbino; e representantes de sindicatos do setor.
SERVIÇO:
Ana Girlene Oliveira
—
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Você precisa fazer log in para comentar.