Por que o WhatsApp é mais popular que o Telegram?

Embora o Telegram seja superior ao WhatsApp em vários aspectos, ele ainda está muito longe de vencer a batalha conta o WhatsApp de Mark Zuckerberg. Mas qual é o motivo?

O WhatsApp, serviço de mensagens mais popular do mundo, é de propriedade do Facebook, permite que os usuários enviem mensagens de texto, chamadas de voz, mensagens de voz gravadas, chamadas de vídeo, imagens, documentos e localização do usuário. Mais de 1 bilhão de usuários em mais de 180 países, ele deixa qualquer concorrente para trás. E muita gente que reconhece a qualidade superior do Telegram, especialmente quanto à privacidade, continua usando o WhatsApp. Por que isso acontece?

Por que o WhatsApp é mais popular que o Telegram?
O que o tornou tão popular e por que ainda é o mais usado do mundo? A maioria das pessoas pensa no WhatsApp como o primeiro aplicativo de mensagens instantâneas a ser instalado em seu novo smartphone.

O WhatsApp foi o primeiro
Quando o WhatsApp foi lançado em 2009, foi pioneiro. Naquela época, havia o Skype, que se destacava por suas chamadas de voz e vídeo, mas o Skype era para o PC, e fez uma entrada tardia no mundo dos dispositivos móveis. O WhatsApp era tão usado para mensagens como o Skype era usado para chamadas. Embora outros aplicativos de mensagens móveis como o Viber e o Kik tenham sido lançados logo depois, o WhatsApp permaneceu com a liderança absoluta.

Naquela época, o WhatsApp não era um aplicativo apenas de mensagens. O WhatsApp chegou ao mercado com um novo modelo de comunicação. Em vez de ser percebida como uma alternativa ao Skype, ele se tornou uma nova maneira de enviar mensagens de texto, e as pessoas usavam como um complemento do Skype em suas comunicações.

WhatsApp matou SMS
Quando o WhatsApp foi lançado, as pessoas reclamavam dos custos de uma SMS. O WhatsApp resolveu esse problema, e com ele as pessoas puderam enviar mensagens para outros usuários do WhatsApp sem contar palavras, sem ser privado de conteúdo multimídia, e totalmente gratuito.

Você é o seu número
O WhatsApp deu um passo além do Skype em uma determinada direção, a de identificar usuários na rede. Ele identifica as pessoas através dos seus números de telefone. Não há necessidade de pedir um nome de usuário. Se você tiver o número de telefone de alguém nos seus contatos, isso significa que eles já estão em seus contatos do WhatsApp, se usarem o aplicativo.

No WhatsApp, qualquer pessoa que tenha seu número tem seu contato na rede, e você não pode escolher ficar off-line. Você também não pode se esconder atrás de uma identidade falsa.

O WhatsApp funciona na maioria das plataformas
O WhatsApp começou em smartphones Android e iOS e, com a explosão de tablets, fez uma transição perfeita para os tablets Android e iOS.

O WhatsApp ampliou sua base de usuários para incluir o Windows Phones, a Nokia e outros dispositivos, assim como a web. O aplicativo sincronizou todos os dispositivos de suporte e rapidamente acumulou milhões de usuários.

Stats do WhatsApp
Tem algo que o Whatsapp tem que o Telegram não tem: O status do Whatsapp é visto apenas pelos seus contatos, e não pelo mundo inteiro. Assim, o Whatsapp parece uma ferramenta mais provável para se dar bem com os círculos sociais.

O Telegram, por outro lado, é uma ferramenta para negócios sérios. Mas pela função social, o Whatsapp está na liderança.

Interface de usuário
A interface do Whatsapp é bem mais organizada que a do Telegram, e talvez a falta de organização possa afastar algumas pessoas da plataforma. Por exemplo, há uma opção no Whatsapp para arquivar bate-papo, e isso ajuda muito a organizar suas conversas.

Conjunto de recursos expandidos
Os recursos do WhatsApp eram novos em 2009. Ele agradou aos usuários com recursos que incluíam bate-papo em grupo e a capacidade de enviar imagens, além de outros elementos multimídia junto com mensagens.

Com o tempo, conforme a concorrência aumentou, o WhatsApp adicionou seu recurso de chamadas gratuitas e se tornou um gigante da comunicação digital. Logo, o WhatsApp adicionou os recursos de chamadas de vídeo e mensagens de voz.

Mobilidade
O WhatsApp foi feito para dispositivos móveis, e não para computadores. Então, teve a vantagem de não ter que se adaptar ao ambiente móvel, como seus concorrentes, que eram nativos de PC.

Chegou em um momento que houve um boom na adoção de dispositivos móveis, uma mudança sem precedentes, onde as pessoas abandonaram o computador para usar Tablet e smartphones. Além disso, os dados 2G e 3G estavam ficando mais acessíveis e mais baratos em muitos lugares.

Nenhum anúncio (por enquanto)
Todo mundo sabe como os anúncios podem ser irritantes. O WhatsApp não impõe anúncios a seus usuários. Pelo menos isso ainda não aconteceu.

Falamos “ainda” porque há planos do Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, de inserir anúncios em breve na plataforma.

Efeito bola de neve
O WhatsApp foi lançado em um momento em que as pessoas precisavam do que ele tinha para oferecer. A verdade é que ele surgiu na hora certa, e todos o adotaram. Após as pessoas se acostumarem com este app, é difícil o abandonar para utilizar outra plataforma, como o Telegram.

Sim, o Telegram está crescendo muito no Brasil, especialmente após problemas de segurança e quedas do WhatsApp. Mas ainda é muito menor.

A dificuldade em migrar do WhatsApp para o Telegram se dá principalmente pelo fato de que a muitos de nossos contatos estão apenas no WhatsApp. O fato é que o efeito bola de neve é o fator mais importante em sucesso do WhatsApp.

Como as comunicações entre os usuários do WhatsApp são gratuitas, usar um aplicativo com uma ampla base de usuários é vantajoso, e no Telegram não encontramos a base de usuários do WhatsApp, que para muitos são familiares, contatos profissionais e amigos distantes.

Oficina da Net

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.