Troncos de árvores e entulho são retirados do rio Amazonas, na orla de Macapá

Quem caminha diariamente ou reside na orla de Macapá notava que em trechos, às margens do rio Amazonas, o acúmulo de entulho e troncos de árvores era grande. Resíduos que facilitam o aparecimento de cobras e deixam o local com visual nada agradável.

No sábado, 8, uma ação da Prefeitura de Macapá, coordenada pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), fez a retirada de todo o material. A ação contou com o trabalho de mais de 30 servidores, que se desdobraram para recolher todo tipo de lixo.

Cerca de 30 toneladas de troncos de árvores e uma tonelada de entulho, como garrafas PET, mato, carcaças de eletroeletrônicos e até uma mesa, foram encontradas às margens do rio. Um caminhão muck, uma caçamba e um caminhão transportaram os recolhidos. As imensas toras de madeira foram doadas ao Parque Zoobotânico e aos artesãos.

Dona Maria José Caldas, 76 anos, mora com a filha a poucos metros do local onde havia grande quantidade de entulho. Ela conta que, vez ou outra, apareciam cobras atravessando a via. “A gente tinha medo né, porque já vimos umas três vezes cobra saindo daí”, disse.

Os trabalhos de limpeza continuarão durante o mês de junho e fazem parte da Semana do Meio Ambiente, que contou com uma vasta programação na capital amapaense. Em alguns pontos da orla, serviço de roçagem também foi realizado.

Segundo o titular da Semur, Augusto Almeida, a quantidade de entulho estava deixando um aspecto visual muito feio. Além disso, a ação contribui para a sustentabilidade, como a madeira reutilizada para a confecção de móveis. “A quantidade de lixo não nos surpreendeu, pois já havíamos recebido algumas reclamações. O mais importante é que, além de tirarmos o entulho, as toras de madeira servirão para o artesanato. Isso é uma prova da nossa preocupação com a sustentabilidade. Esse tipo de ação irá continuar até o fim deste mês”, informou.

 

Jonhwene Silva

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.