Terçol e conjuntivite viral são comuns no verão. Saiba como evitar

Tirar a maquiagem antes de dormir e lavar as mãos com frequência são a melhor maneira de prevenir os quadros, segundo oftalmologista

Aline Chalet

Problemas oftalmológicos como terçol e conjuntivite viral têm maior incidência nos meses de verão. O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, orienta como reduzir o risco de contaminação na região dos olhos.

Segundo Queiroz Neto, é importante remover maquiagem, cosméticos e protetor-solar antes de dormir, além de utilizar produtos adequados para a área dos olhos e que estejam dentro da validade.

Ele alerta que toalhas, lápis, alongadores de cílios e pincéis de maquiagem não devem ser compartilhados. É fundamental a lavagem das mãos com frequência, principalmente antes de tocar nos olhos.

Segundo o médico, a conjuntivite viral aumenta no verão pois nesta época os vírus se replicam com mais facilidade. Ela é adquirida por contato.

“A pessoa infectada coloca a mão nos olhos e contamina as coisas, interruptor, carrinho de supermercado, torneira, maçaneta. Você coloca a mão lá e coça o olho ou põe a mão no rosto e se infecta também”, afirma.

A doença faz com que os olhos fiquem vermelhos e produza um excesso de lágrima. Diferente da conjuntivite bacteriana, a secreção é aquosa e transparente. “Não tem aquela secreção amarela que gruda, bem característica da bacteriana”, explica.

Segundo Queiroz Neto, o tratamento é feito com anti-inflamatório, colírios e lágrimas artificiais. Além disso, ele recomenda a utilização de compressa fria para a diminuição do desconforto causado pela conjuntivite.

“Arde e coça muito, a compressa ajuda a diminuir a inflamação e aliviar os sintomas”, afirma.

Veja mais no R7

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: