Confira os utilitários esportivos mais vendidos no Brasil

Você sabe o que é um SUV? Significa Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. O Suburban Vehicle, ou veículo urbano, fez sucesso na década de 1930. Naquela época o modelo mais popular era o Chevrolet Suburban, que transportava até 8 pessoas e muita bagagem.

Os SUV tiveram inspiração nos veículos militares fabricados para a Segunda Guerra Mundial. Esses utilitários também eram conhecidos por sua força e eram escalados para as tarefas mais pesadas a construção civil.

Esses veículos eram usados para puxar árvores e até no transporte de cargas mais robustas. A caminhonetes serviam para o trabalho mais pesado e ainda para os passeios das famílias.

Modelos mais vendidos

Por uma estratégia de marketing, todos os veículos com inspiração aventureira são chamados de utilitários esportivos. A grande maioria não passa de crossover. Ou seja, uma perua sobre o chassi de uma caminhonete.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o Jeep Renegade foi o SUV mais vendido em 2019, seguido pelo Jeep Compass. Veja abaixo a lista completa.

SUVs mais vendidos de 2019
1º Jeep Renegade
2º Jeep Compass
3º Hyundai Creta
4º Nissan Kicks
5º Honda HR-V
6º Volkswagen T-Cross
7º Ford EcoSport
8º Renault Captur

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.