2 de Março: Brasil chorava a perda da banda Mamonas assassinas em desastre aéreo

– Ocorre o primeiro carnaval de escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1935 [O primeiro concurso oficial entre escolas de samba ocorreu em 2 de março de 1935, domingo de carnaval, na Praça Onze. A vencedora foi a Portela, ainda chamada de Vai como Pode, com o enredo “O samba dominando o mundo”. A Mangueira ficou em segundo lugar].

  • Mamonas Assassinas – Acidente aéreo, na noite de 2 de março de 1996, na Serra da Cantareira – São Paulo, com o jato Learjet 25D prefixo PT-LSD, que culminou na morte de nove tripulantes, incluindo todos os integrantes do grupo musical Mamonas Assassinas, uma banda de rock cômico formada em Guarulhos em 1989 causando comoção em todo o país. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, heavy metal, pagode romântico e vira. O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, vendeu mais de 1 milhão 800 mil cópias no Brasil].

  • Nascimento do jornalista Cásper Líbero, em Bragança Paulista, SP, em 02/03/1889 [Cásper Líbero foi um jornalista brasileiro. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e dois anos mais tarde, fundava o jornal Última Hora, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 23 anos, criava a primeira agência de notícias do estado de São Paulo, a Agência Americana. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 27 de agosto de 1943 em acidente aéreo].

  • Nascimento de Mikhail Sergeevitch Gorbatchov, estadista e político russo. Oitavo e último líder da União Soviética, foi Secretário-Geral do Partido Comunista de 1985 a 1991 e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1990. Em termos gerais, Gorbatchov é bem visto no mundo Ocidental graças à sua contribuição para o fim da Guerra Fria. Contudo, na Rússia, a sua reputação não é tão favorável devido à crise econômica e social que se instalou logo após a queda da URSS. Criou a Fundação Gorbatchov em 1992. Em 1993, fundou também a Cruz Verde Internacional. Foi um dos principais promotores da Carta da Terra, em 1994. Tornou-se, igualmente, membro do Clube de Roma].

  • QUARTA-FEIRA DE CINZAS (2022) – DATA MÓVEL [Simboliza a reflexão e conversão para uma vida nova; marca o início da Quaresma].

  • Dia de São Simplício [Simplício nasceu em Tivoli. Eleito papa em 468, no oitavo ano de seu pontificado ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente. Fazia parte do clero romano e tinha larga escala no serviço social e pastoral da Igreja. Conviveu com São Leão Magno e era amante da arte. Faleceu em 10 de março de 483 d.C., em Roma].
    ……………………………………..
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.