Hoje é dia mundial de conscientização do Autismo

DIA 2 DE ABRIL DE 2022:

  • Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil [O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento internacional comemorado no dia 2 de abril, em função da data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805].

  • Dia Mundial de Conscientização do Autismo – ONU – Resolução A/RES/62/139 de 2007 [A data, estabelecida em 2007, é comemorada dia 2 de abril, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual altera muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas. Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas].

  • Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo – Lei 13.652/2018 [Data que coincide com o Dia Mundial, também o dia 2 de abril será celebrado anualmente como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. A data escolhida segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (World Autism Awareness Day) desde 2008].

  • Nasce, na Dinamarca, Hans Christian Andersen em 2 de abril de 1805, criador da literatura infantil mundial, autor de O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e outras. Hans Christian Andersen foi um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. Em vida, escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. O escritor morreu em 4 de agosto de 1875, em Rolighed.

-Nasce, em Pedro Leopoldo (MG), Francisco Cândido Xavier em 2 de abril de 1910. Conhecido como Chico Xavier, foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Chico Xavier escreveu cerca de 450 livros, que até o ano de 2010 já haviam vendido mais de 50 milhões de exemplares. O médium morreu no dia 30 de junho de 2002, Uberaba, Minas Gerais.

  • Nasce, na França, Emile Zola em 2 de abril de 1840. Ele foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França, falecido em 29 de setembro de 1902, Paris, asfixiado por causa de um problema na lareira de sua casa – inclusive houve quem sugerisse que ele tinha sido vítima de assassinato. Influenciado pelo romantismo, Zola começa a escrever contos e poemas para diversos jornais. Em 1862 começa a trabalhar no departamento de vendas da editora Hachette, onde publica suas primeiras crônicas literárias. Em 1867, Zola publica seu primeiro romance de sucesso, “Thérese Raquin”, inaugurando o romance naturalista. Outras obras do autor: “Germinal”, “O romance experimental” e “A besta humana”.

  • Dia de São Francisco de Paula [Nasceu em Paola, a 27 de março de 1416 e morreu em Tours, a 2 de abril de 1507. Foi um eremita, fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica. É também conhecido como “O Eremita da Caridade”, por sua opção de desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo. Consta que num só dia o venerado de Paula atendeu em seu Mosteiro a mais de trezentas pessoas necessitadas do espírito e do corpo, realizando curas prodigiosas. Sua beatificação ocorreu em 28 de julho de 1513 pelo Papa Leão X. A Canonização foi em 1º de maio de 1519 e sua festa litúrgica acontece no dia 2 de abril].
    …………………………………..
    (Seleção, pesquisa, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: