Hoje é Dia mundial das aves migratórias

DIA 14 DE MAIO:

  • Dia Continental do Seguro [14 de maio, comemora-se o Dia Continental do Seguro, efeméride criada com o objetivo de ressaltar a importância social e econômica da atividade e estimular a aproximação entre os profissionais de seguro das Américas. O surgimento da comemoração remonta ao 14 de maio de 1946, data da abertura da 1º Conferência Hemisférica de Seguros, realizada na cidade de Nova York. Dois anos depois, em 1948, na cidade do México, teve lugar a 2ª Conferência Hemisférica, que aprovou, entre várias resoluções, uma fixando o dia 14 de maio como o Dia Continental do Seguro].

  • Dia Mundial das Aves Migratóias [O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano: no segundo sábado de maio e no segundo sábado de outubro. O seu objetivo é o de destacar a necessidade de preservação destas aves e o seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam. Esta comemoração inspira pessoas e organizações em todo o mundo para o debate do tema da poluição do plástico e o seu nefasto efeito na vida das aves migratórias. O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra a ligação dos seres humanos com as aves através do seu canto e dos seus voos que anualmente rasgam os nossos céus deslocando-se entre os seus ambientes de reprodução e de alimentação. Serve o mesmo para realçar a importância de trabalharmos juntos, além-fronteiras, para as proteger. As duas datas foram proclamadas como Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia, em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação das Aves Aquáticas Migradoras da África-Eurásia].

– Líderes da Revolta dos Malês são fuzilados em Campo da Pólvora, Salvador – BA, em 14 de maio de1835 [A Revolta dos Malês foi uma revolta popular social de escravizados africanos ocorrida durante o Império do Brasil, na cidade de Salvador, em 24 de janeiro de 1835. Considerado como o maior levante de escravizados da história do Brasil].

  • Aniversário de criação da Esquadrilha da Fumaça [No dia 14 de maio de 1950 surgia o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), data que remete à sua primeira demonstração aérea na antiga Escola de Aviação, no Rio de Janeiro (RJ). Nesses anos, já realizou quase quatro mil demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil e em 21 países, divulgando a missão institucional e representando a Força Aérea Brasileira].

  • Pacto de Varsóvia [No dia 14 de maio de 1955, foi criado o Pacto de Varsóvia por oito países do Leste Europeu: Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã. O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua é semelhante ao do Oeste Europeu, que criou a OTAN. O Pacto de Varsóvia durou até 1991, quando a União Soviética foi extinta, enquanto a Otan continua em atividade até hoje.].

  • David Benn Gurion, em 14 de maio de 1948, presidente do Conselho Nacional Judeu, proclamou o nascimento do Estado de Israel no Museu de Arte de Tel Aviv, no momento em que expirava o mandato britânico sobre a zona. Em novembro de 1947, em sessão presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, a ONU votou a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe. O plano foi aceito pelos dirigentes sionistas, mas não pelos líderes árabes. Em 14 de maio de 1948, os membros do Conselho Nacional Judeu foram convocados à galeria principal do Museu de Tel Aviv, um terreno neutro política e religiosamente. Às 16 horas, David Ben Gurion, que excepcionalmente usava uma gravata, mostrou um pergaminho com a Declaração de Independência].

  • Dia de São Matias Apóstolo [São Matias foi, segundo a Bíblia, o discípulo escolhido para ocupar o lugar que Judas Iscariotes abandonou para viver seu destino. Matias havia sido seguidor de Jesus durante os três anos e meio do seu ministério e havia estado intimamente associado com os apóstolos. Provavelmente era um dos setenta discípulos ou evangelistas que Jesus enviou para pregar, segundo o relato de Lucas. Após a sua escolha, ele foi “contado com os onze apóstolos” pela congregação e quando o livro de Atos logo depois fala dos “apóstolos” ou dos “doze”, isso incluía Matias].
    …………………………………………
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.