Campanha “Um Dia no Parque” leva trilhas, yoga e remada às APAs da Fazendinha e do Rio Curiaú
Iniciativa promove atividades gratuitas em Macapá nos dias 31 de julho e 7 de agosto, incentivando educação ambiental, ecoturismo e valorização das unidades de conservação.
A campanha nacional “Um Dia no Parque” será realizada no Amapá com uma programação gratuita voltada ao contato com a natureza, educação ambiental e incentivo ao ecoturismo nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Fazendinha e do Rio Curiaú, em Macapá.
Coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa integra a mobilização nacional que, em sua 9ª edição, adota o tema “Brasil, campeão por natureza”. As atividades ocorrerão nos dias 31 de julho e 7 de agosto, reunindo ações que buscam aproximar a população das unidades de conservação e estimular a valorização dos espaços naturais protegidos.
Segundo a Sema, a proposta é ampliar a visitação às áreas de conservação por meio de experiências ao ar livre, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação da biodiversidade, do uso sustentável dos recursos naturais e do fortalecimento do turismo de natureza.
Programação começa na APA da Fazendinha
A primeira atividade será realizada na sexta-feira, 31 de julho, a partir das 8h, na APA da Fazendinha. Os participantes poderão percorrer uma trilha ecológica e participar de um passeio contemplativo às margens do Rio Amazonas, com foco na observação da paisagem e da biodiversidade local.
Já no dia 7 de agosto, a programação será transferida para a APA do Rio Curiaú, com início às 5h30. A agenda inclui abertura institucional, sessão de yoga, contemplação do nascer do sol e a 3ª edição da Remada, com passeio de stand-up paddle e caiaques, partindo do deck panorâmico do balneário do Quilombo do Curiaú.
De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, a campanha busca fortalecer o vínculo da população com as unidades de conservação.
“O ‘Um Dia no Parque’ convida as pessoas a conhecerem e vivenciarem as unidades de conservação de forma responsável. São espaços que proporcionam bem-estar, contato com a natureza e oportunidades de educação ambiental, fortalecendo o compromisso coletivo com a conservação da biodiversidade”, afirmou.
A coordenadora de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Regina Carvalho, destacou que as atividades foram planejadas para aproximar diferentes públicos das áreas protegidas.
Segundo ela, a visitação contribui para ampliar o conhecimento sobre a importância das unidades de conservação na proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e das comunidades tradicionais, aliando lazer, educação ambiental e preservação.
Unidades de conservação
As APAs da Fazendinha e do Rio Curiaú fazem parte das 21 Unidades de Conservação estaduais do Amapá. Além da proteção de ecossistemas importantes para a biodiversidade amazônica, essas áreas também contribuem para pesquisas científicas, ações de educação ambiental, turismo de natureza e preservação dos modos de vida das comunidades tradicionais.
A campanha “Um Dia no Parque” é realizada em diversas unidades de conservação do país e busca incentivar a visitação responsável, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e crescente necessidade de conservação dos recursos naturais.
Programação
APA da Fazendinha – 31 de julho
8h – Recepção dos participantes;
Trilha ecológica;
Passeio contemplativo pelo Rio Amazonas.
APA do Rio Curiaú – 7 de agosto
5h30 – Abertura da programação;
Sessão de yoga;
Contemplação do nascer do sol;
3ª edição da Remada, com passeio de stand-up paddle e caiaques, saindo do deck panorâmico do balneário do Quilombo do Curiaú.
Com informações da Sema

