Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

MPF/AP reúne-se com indígenas no Parque Nacional do Tumucumaque

O Ministério Público Federal (MPF/AP) participou na última semana de dois eventos de grande importância para indígenas do Parque Nacional do Tumucumaque: a etapa local da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista e a Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas do Tumucumaque das etnias Wayana e Apalai.

A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, prevista para ocorrer de 17 a 20 de novembro, em Brasília, terá como tema a relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988. Ela é precedida de etapas locais e regionais para a escolha dos participantes e discussões sobre o tema central.

“A participação do MPF na etapa local do Tumucumaque teve como objetivo explicar o panorama das políticas indigenistas no momento atual”, afirma o procurador da República Thiago Cunha de Almeida. Já a Assembleia de Avaliação dos Povos Indígenas discutiu sobre a prestação de serviços públicos nas aldeias Wayana e Apalai.

Após os dois eventos, o procurador visitou oito aldeias na região para avaliar a prestação de serviços públicos essenciais, como educação e saúde. Durante dois dias, ele documentou as condições das escolas locais e conversou com os indígenas sobre o atendimento de saúde nas aldeias. As informações serão utilizadas para instruir procedimentos já instaurados pela Procuradoria da República no Amapá.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá

Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: