AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Legislação Higiênico Sanitária é tema de curso para empresas de alimentação

A capacitação promovida pelo Sebrae abrange normas e técnicas exigidas pela vigilância sanitária

Andréa Maciel

O Curso de Legislação Higiênico Sanitária é provido pelo Sebrae, por meio do Projeto Alimentação Fora do Lar em parceria com o Villa Nova Shopping. O total de 21 participantes representando 10 empresas da área de alimentação instaladas no shopping participam da capacitação para que se adequem as normas de higiene exigidas pela Vigilância Sanitária.

Noções de manipulação, condicionamento, descongelamento e cocção (cozimento) são alguns dos pontos abordados durante o curso que conta com cinco (5) dias de aulas expositivas e explicativas. O diretor financeiro do Villa Nova Shopping, Felipe Mateus, explica que a ideia de possuir uma sala de treinamento do Sebrae nas dependências do shopping ajuda no trabalho de capacitar os empresários para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

“A sala de treinamento é uma ideia que surgiu em conjunto com o Sebrae, pois nosso parceiro nem sempre tem tempo disponível para se deslocar de sua loja, faltar com os compromissos e ir até outro local para se capacitar. O Sebrae gentilmente se dispôs a vir até aqui oferecer os cursos. Esta é uma grande oportunidade para todas as partes”, afirma o diretor financeiro do Villa Nova Shopping, Felipe Mateus.

Os empresários participantes afirmam que este aprendizado é único e que serão presença confirmada nos próximos cursos.

“Achei o curso importante, pois mesmo que a gente atue na cozinha há bastante tempo, temos muito a aprender. O que achamos como certas, descobrimos que não são, pois existem certos procedimento e padronizações que têm que ser adotadas. Eu não sabia desta sala de treinamento do Sebrae no shopping, conheci por meio da divulgação do curso e agora pretendo participar de todos as capacitações ofertadas”, garante a proprietária da empresa 100% Natural, Maria Vivares.

Elizangela Fonseca, proprietária da Lanchonete Facebook tira suas dúvidas durantes as instruções e acredita que a experiência é proveitosa. Para a empresária Elizangela Fonseca, o diferencial do curso é o preço, pois “é muito acessível e dá para pagar tanto para os proprietários quanto aos funcionários participarem”, afirma.

Já a empresária e dona do empreendimento Cozinha Amapaense, Danúbia Oliveira, a motivação para o curso partiu da necessidade de conhecer as práticas que seus funcionários já conhecem, para poder saber o que está certo e o que está errado nas atividades dos colaboradores.

“Como vou cobrar algo que não conheço? Meus colaboradores já possuem curso de boas práticas, mas eu não tinha, então resolvi aproveitar a capacitação. Já adotei algumas medidas que o consultor indicou, como evitar que funcionários trabalhem de camiseta sem manga, eu adquiri uma camisa extra, básica e branca que fica a disposição para solucionar esta eventualidade. E não quero parar, já tenho dois cursos agendados”, diz a empresária Danúbia Oliveira, animada.

A proposta da capacitação para os empresários da Praça de Alimentação do Shopping Villa Nova, parceiro do projeto do Sebrae foi preparar às empresas para se adequarem às legislações higiênicos sanitárias vigentes, estabelecidas pela vigilância sanitária, uma vez que no competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental e obrigatório para a comercialização dos alimentos.

“Uma das formas para se atingir um alto padrão de qualidade é a implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Composto por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, o principal objetivo do programa é garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

Investimento

Cada participante investiu o valor de R$ 30 reais. O curso de Legislação Higiênico Sanitária ocorreu no Villa Nova Shopping, na sala de treinamento, no período de 1º a 5 de agosto, das 15h às 18h.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: