Inovação social é destaque em abertura do maior fórum de TI pública do Brasil

O debate sobre como a tecnologia pode ser usada para melhorar a prestação de serviço ao cidadão marcou a solenidade de abertura do 44º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), realizada na noite desta quarta-feira (9), em Manaus. O evento reuniu gestores de empresas públicas e órgãos de tecnologia de todo o país.

Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), o SECOP 2016 ocorre em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, através da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM). A programação segue até sexta-feira (11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

O presidente da PRODAM, Márcio Lira, destacou no seu discurso a importância de abordar o tema Inovação Social nesta edição do seminário. “A tecnologia em prol da inovação social contribui para que soluções que visam o outro, o coletivo, a sociedade em geral, sejam preferenciais. Nós, gestores públicos, temos um papel fundamental e precisamos cada vez mais conversar sobre esse tema”, disse.

Um dos destaques da abertura foi a palestra ‘Tecnologia em benefício da Inovação Social’, realizada pela empreendedora e fundadora da startup Urban3D, Anielle Guedes. Aos 23 anos, ela tem chamado a atenção do mundo para sua empresa, cuja missão é desenvolver materiais e tecnologias para tornar a construção de casas mais rápida e barata.

“A tecnologia é uma ferramenta. É um conjunto de técnicas que podem ser usadas para resolver problemas. Na minha concepção, inovação social é olhar a partir da perspectiva das pessoas. Refletir quais são os problemas que afetam a vida das pessoas de forma profunda e como nós podemos resolvê-los com essas ferramentas”, afirmou a jovem que está na lista dos 30 brasileiros mais promissores abaixo de 30 anos da Revista Forbes 2016.

Prêmio e-Gov

O momento mais aguardado da noite foi a entrega do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), que reconhece entidades do setor público que desenvolveram e implantaram sistemas de governo eletrônico na área de tecnologia da informação voltados para o atendimento ao cidadão, à eficiência administrativa ou à disponibilização de informações governamentais na internet.

Entre os classificados, estavam representantes do Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco e Distrito Federal.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) foi a grande vencedora da noite com o projeto Vistoria Digital de Veículos. O aplicativo permite a realização completa de vistoria, dispensando totalmente o uso de papel e diminuindo o tempo de uma vistoria padrão de 10 para 3 minutos.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.