Com CNH digital, seu documento de papel pode ficar em casa

Goiás é primeiro estado a adotar o recurso que tem o mesmo valor da carteira impressa. Para demais estados, previsão do governo federal é fevereiro de 2018

Por Mateus Silveira

Na terça-feira (10/out) estreará em Goiás a CNH digital, um recurso eletrônico que permite a consulta do documento através de um aplicativo para celular.

O estado foi escolhido em uma parceria entre Denatran e o Detran-GO. A previsão do governo federal é que a funcionalidade esteja disponível em todo país até fevereiro de 2018.

Com o novo recurso, esquecer a habilitação em casa não será mais um problema – desde, claro, que a pessoa não esqueça o smartphone também.

A CNH-e, como é chamada, terá o mesmo valor legal que o documento impresso – que, inclusive, continuará a ser emitido em versão de papel.

Para o documento virtual ser identificado, é necessária a leitura através do certificado digital. Ou do QR Code, disponível nas CNHs novas ou renovadas desde maio deste ano.

A ativação do recurso eletrônico deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será utilizada toda vez que for necessário o acesso ao documento.

Veja matéria completa no site Quatro Rodas

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.