Só 41% das escolas de ensino fundamental contam com rede de esgoto no Brasil

Educa

Mais da metade dos colégios de nível fundamental usam fossas para atender às necessidades dos alunos; censo escolar 2017 mostra ainda que matrículas no ensino médio de tempo integral subiram, mas seguem abaixo do esperado

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental (1ª à 9ª séries) no Brasil não possuem rede de esgoto. Essa carência de saneamento básico faz com que mais de a metade dos colégios do País (52,3%) recorra a fossas séticas para atender às necessidades dos alunos na faixa etária de 6 a 14 anos de idade. Os números constam do censo escolar 2017, estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC).

O levantamento indicou ainda que apenas 54,3% das escolas municipais, estaduais, federais e privadas do ensino fundamental são equipadas com bibliotecas. Já em relação ao ensino médio, esse índice sobe para 88% em todo o País, segundo o censo escolar .

O Brasil vislumbrou em 2017 queda no número geral de matrículas nas fases que antecedem o ensino superior. Apenas os ingressos na educação infantil subiram entre 2016 e o ano passado, passando de 8,2 milhões para 8,5 milhões. Já no ensino fundamental, as matrículas caíram de 15,4 milhões para 15,3 milhões nesse período, enquanto no ensino médio essa queda foi de 8,1 milhões de estudantes para 7,9 milhões no ano passado.

De acordo com o MEC, a queda no número de matrículas no ensino médio se deve essencialmente por dois motivos: a redução do número de alunos concluintes do ensino fundamental e o elevado percentual de evasão (11,2%) no ensino médio.

Fonte: Último Segundo – iG

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.