NASA vai levar helicóptero a Marte para estudar possibilidade de voo no planeta

Wagner Alves

Um pequeno helicóptero vai acompanhar o rover Mars 2020 na exploração do Planeta Vermelho. O Mars Helicopter é um rotorcraft autônomo que será enviado a Marte para mostrar a viabilidade e potencial de um veículo mais pesado que o ar sobrevoar a superfície do planeta. A missão está agendada para julho de 2020.

“A ideia de um helicóptero voando pelos céus de outro planeta é emocionante. O Mars Helicopter é muito promissor para as nossas futuras missões de ciência, descoberta e exploração em Marte”, explica Jim Bridenstine, administrador de projetos da NASA.

O projeto foi iniciado em agosto de 2013 e foi desenvolvido no Laboratório de Propulsão por Jato (JPL, na sigla em inglês) da NASA. O aparelho foi testado e redesenhado por quatro anos, até que os cientistas chegaram ao modelo atual. O helicóptero pesa 1,8 quilogramas e é do “tamanho de uma bola de softball”, o que equivale a cerca de 30 centímetros de diâmetro.

O veículo tem duas pás como hélices que giram em direções opostas a uma frequência de 3 mil rotações por minuto, dez vezes mais que a média de um helicóptero normal na Terra. O Mars Helicopter está sendo equipado com células solares para carregar baterias de lítio e um sistema que evita que o aparelho se congele nas noites marcianas.

Saiba mais no Canaltech

Deixe uma resposta